Image Map

7 de janeiro de 2022

Boi de Conchas

 ۞ ADM Sleipnir

Divulgação/Associação Boi de Conchas

O Boi de Conchas é um personagem pertencente ao folclore da cidade de Ubatuba, São Paulo. Trata-se de um boi branco encantado e coberto de conchas, que vez ou outra emerge das águas e se aproxima de músicos que estejam tocando próximo ao mar. Sua história é narrada todos os anos no Auto do Boi de Conchas, o qual já ocorre à algumas décadas na cidade.

De acordo com o folclore, antes de se tornar o boi encantado, ele era um bezerro comum chamado Ratambufe, nascido em São Luís do Paraitinga no dia 29 de Junho (dia de São Pedro Pescador). Seu dono vivia dizendo ao bezerro que o levaria para conhecer o mar, já que ele havia nascido no dia de São Pedro Pescador. A promessa, porém, era da boca pra fora, pois no dia que ele havia prometido levar o bezerro ao mar na verdade seria o dia em que ele iria levá-lo ao matadouro para o abate. Ratambufe ouvia seu dono falar tanto sobre o mar que a ideia acabou fixada em sua mente.

Completados dois anos, Ratambufe já era um boi grande, forte e inteligente, e havia chegado a hora de ser levado para o abate. Ao descer a serra com o seu dono, Ratambufe viu o mar ao longe, e pareceu ter ficado hipnotizado. Antes que seu dono conseguisse levá-lo ao matadouro, Ratambufe disparou em direção ao mar e sumiu em suas águas. Dizem que o ato de Ratambufe foi motivado por um chamado das sereias, ou então do próprio São Pedro Pescador. 

Agora um boi encantado, dizem que ele aparece no mar sempre que ouve o som de uma viola, pandeiro ou ratambufe (que além de ser o nome do boi, é o nome de um instrumento de percussão). Dizem que para vê-lo, basta cantar a seguinte música à beira mar: “Sonho que boi sonhava era um dia ver o mar…” e ele aparecerá.


fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby