Image Map

24 de janeiro de 2022

Domovoi

۞ ADM Sleipnir

Arte de Mushroom Tea

Domovoi ("dono da casa"; russo: домовoй, ucraniano: домовик; Domovyk, Domovik,; pluralDomoviye ou Domovye) é um espírito guardião dos lares pertencente ao folclore eslavo.  Ele é geralmente descrito como uma figura masculina, sendo normalmente pequeno, barbudo e, às vezes coberto de pelos por todo o corpo. Ocasionalmente é caracterizado com caudas ou pequenos chifres. De acordo com algumas histórias, um Domovoi é capaz de assumir a aparência dos atuais ou dos antigos proprietários da casa. Ele também pode se transformar em animais domésticos como cães e gatos. Apesar das descrições físicas, um Domovoi raramente se permite ser visto pelos humanos, preferindo manifestar sua presença através de pequenas batidas ou gemidos.


Como um espírito do lar

Tradicionalmente, acredita-se que cada casa possua o seu próprio Domovoi, que se aloja atrás de fogões, debaixo da soleira das portas ou em estábulos. Ele auxilia a família nas tarefas domésticas e também no trabalho no campo, além de proteger a casa contra ladrões e outros tipos de incidentes. Porém, para que isso ocorra, é necessário mantê-lo sempre feliz e satisfeito por meio de ofertas diárias como leite, mingau, fumo, pães e biscoitos. 

Negligenciar um Domovoi ou mesmo a própria casa, faz que que ele fique irritado e comece a causar todo o tipo de transtornos, desde fazer barulhos indesejados, quebrar e bagunçar coisas e, em alguns casos, até mesmo sufocar os membros da família enquanto dormem. Em casos extremos, o Domovoi irá abandonar a casa e procurar uma nova para habitar, o que segundo o folclore é uma verdadeira catástrofe, visto que sua benevolência era essencial para a subsistência e o bem-estar da família. 


Em uma casa só pode haver um Domovoi, e caso outro tente se instalar nela, a família deve pedir o auxílio do Domovoi residente para expulsá-lo. Também, caso a família tenha que se mudar para uma nova casa, deve oferecer ofertas de comida ou calçados para convencer o Domovoi a acompanhá-los até a nova moradia.

Como um espírito profético

Além de seu papel como protetores do lar, os Domoviye são tidos como oráculos, cujos comportamentos serviam como meios de prever o futuro. Um domovoi rindo, cantando, brincando ou dançando significa que bons tempos estão para chegar. Se visto dedilhando um pente, significa que um casamento está por vir. Porém, se for ouvido chorando durante à noite, ou se ele se revelar perante a família enquanto chora, é porque um de seus  membros (geralmente o chefe) morreria em breve. 

O seu toque também servia como meio de interpretar o futuro: se ao tocar uma pessoa com suas mãos peludas, a mesma sentir calor ao toque, isso era um sinal de boa sorte; caso contrário, se ela sentir o mesmo congelar, deve se preparar para maus momentos.

Arte de Ruslan Bashirov

Como cuidadores de animais

Domoviye gostam de cuidar de animais, principalmente cavalos. Só que eles só o fazem se o animal for de uma cor que eles gostam. Se um Domovoi gostar da cor de um cavalo, ele irá alimentá-lo e mantê-lo limpo e penteado. Caso seu dono não possa alimentá-lo adequadamente, o Domovoi chega ao extremo de roubar comida em propriedades vizinhas para dá-la ao cavalo. 

Caso a cor do cavalo não seja do seu agrado, o Domovoi fará de tudo para atormentá-lo. Ele o privará de água e comida, além de fazer com que não descanse durante a noite. Para evitar qualquer transtorno, é importante descobrir quais cores um Domovoi prefere antes de adquirir um novo cavalo. 

Relação com a Kikimora

Onde há um Domovoi, certamente há uma Kikimora. Também chamada de Domovikha, a Kikimora é um espírito feminino do lar, tido como consorte do Domovoi e que geralmente habita em adegas ou galinheiros. Ao contrário do Domovoi, a Kikimora é vista como um espírito maligno, porém pode se mostrar benevolente com boas donas de casa, auxiliando-as em suas tarefas. Se irritada, age exatamente como um Domovoi irritado faz.

Kikimora, Arte de Michalina

fontes:
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby