Image Map

21 de janeiro de 2022

Kryžacіk

۞ ADM Sleipnir

Arte de Eugene Kot

Kryžacіk (em russo: Крыжатик; derivado de крыж (kryž), "cruz") é um fantasma pertencente ao folclore da Polésia, região européia que se estende sobre territórios da Bielorrússia, Ucrânia, Polônia e Rússia. Ele dito vagar à noite pelos cemitérios e ter sua movimentação restrita as suas fronteiras. 

Um Kryžacіk pode ser originar quando a lápide de uma pessoa é danificada dentro do período de 40 dias após o seu enterro. Uma vez que o espírito dessa pessoa se converta em um Kryžacіk, ele passa a assombrar o cemitério, atacando aqueles que provocarem qualquer tipo de dano às lápides e lançando-os dentro de covas abertas. Seus alvos mais comuns são bêbados e principalmente ladrões de túmulos.

Um Kryžacіk não possui uma forma particular. Sua presença pode ser notada pelo som do vento percorrendo por entre as árvores ou as lápides do cemitério. Dizem que ele se torna mais forte durante o Radonitsa, feriado ortodoxo onde ocorre a celebração dos mortos, ocasião na qual muitas pessoas costumam visitar os túmulos de seus parentes. Nesse período em particular, o Kryžacіk pode assumir a forma de um corvo cinza e velho, dotado de um bico branco e de olhos humanos. Nessa forma, ele observa os visitantes de perto, para que nenhum dano seja causado por eles. ‌ ‌‌ ‌ ‌ ‌‌‌


fonte:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby