Image Map

30 de novembro de 2022

Onça da Mão Torta

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Marcos Muller (para o Estadão)

A Onça da Mão Torta (ou Onça da Pata Torta) é uma criatura pertencente ao folclore goiano, descrita como uma enorme onça encantada, com manchas escuras pelo corpo e com uma das suas patas dianteiras tortas. Dizem que ela não pode ser ferida por balas, as quais alguns dizem que atravessam seu corpo sem lhe causar nenhum dano, enquanto outros afirmam que elas não conseguem sequer penetrar sua pele, sendo ricocheteadas ao atingí-la.

Segundo o folclore, essa criatura é na verdade a alma penada de um perverso vaqueiro que viveu há muito tempo na região e que cometeu diversos crimes durante sua vida, como roubos, assassinatos e abusos contra mulheres. Dizem que logo após sua morte, a Onça da Mão Torta começou a aparecer nas matas próximas, e por isso, acredita-se que ela é a encarnação da alma do vaqueiro. Castigado pelos seus crimes durante sua vida, ele teria sido condenado a vagar errante pelas matas da região.

Arte de Tiago Jacon

fontes:

  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo;
  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves;



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. A mandioca o guaraná e outros seres como a vitória Regis e seres humanos transformados em animais ou seres sobrenaturais pode ser considerado encantado? E encantado é um termo que só existe no Brasil ou em outros países?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas em considerá-los assim, encaixam-se nas definições de Encantado que li por aí. Nunca vi esse termo sendo usado fora do Brasil.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby