Image Map

29 de maio de 2013

Dampiros

۞ ADM Sleipnir


Os Dampiros (também conhecidos como Dunpeal ou "Daywalkers") são seres originários do antigo folclore Balcã, e existentes nos contos do povo cigano balcã. Dependendo do mito, podem ser o fruto de uma relação entre um vampiro e uma mulher humana, ou o filho de um Dampiro e um ser humano, tornando-o um terço vampiro.O termo "Dampiro" é um aportuguesamento recente do termo eslavo dhampir, que acredita-se ser derivado do albanês vamp, Dham, dhem, dhembe - "dentes" e pi, pire, "beber", assim dhampir significa "aquele que bebe com os dentes".

O  folclore diz que os dampiros nascem com todos os poderes de vampiros e nenhuma de suas fraquezas. Além disso, dampiros seriam capazes de ver vampiros, mesmo quando eles estão invisíveis, e acredita-se que eles são especialmente vocacionados para os matar. 

Um Dampiro é o híbrido perfeito de um vampiro. Eles são fortes, sem fraquezas e podem matar vampiros melhor do que qualquer outro. Por serem metade humanos, eles não estão restritos a andar somente à noite, podendo fazê-lo a qualquer hora do dia, pois a luz do sol não os afeta. 

D, protagonista de "Vampire Hunter D"

Sobre a aparência dos dampiros, algumas lendas afirmam que ele são criaturas de vida curta, possuidoras de um corpo gelatinoso, sem ossos e unhas, e muito sujos. Eles não tem sombra e seus olhos são de cores não comuns, além de seus cabelos serem pretos, brancos ou prateados. É dito também que eles possuem uma profunda marca em suas costas. 

Nos mitos, os dampiros muitas vezes rejeitam seu sangue de vampiro e se tornam caçadores de vampiros extremamente bem sucedidos, devido às suas habilidades avançadas. No entanto, apesar de ajudarem a raça humana, eles são continuamente rejeitados, por causa de seu sangue de vampiro. Assim, dampiros quase sempre passam a vida como nômades, rejeitados tanto pelos vampiros como pelos seres humanos. 

Cultura Popular

Dampiros são personagens recorrentes e populares na cultura moderna. A animação Vampire Hunter D (lançada em 2000) possui como protagonista o dampiro "D". Na trilogia de filmes Blade, Wesley Snipes estrela um dampiro caçador de vampiros, adaptado dos quadrinhos da Marvel. Outras referências culturais notáveis aos dampiros ​​são as franquias de games BloodRayne e Castlevania,  e também os RPGs Dungeons & Dragons: Ravenloft e Vampiro: A Máscara.

Alucard, protagonista de alguns jogos da franquia "Castlevania"

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. Eu tenho o movie do Vampire Hunter D e realmente é bem parecido com o descrito aqui,é excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dampiros podem ser perfeitos quando nascem. Ex: na série o " O DESTINO MORTAL"

      Excluir
  2. Gostei da postagem , só havia visto falar antes sobre dhampir quando li a serie de livros Vampire Academy .

    ResponderExcluir
  3. Então quer dizer que blade-o caçador de vanpiros, é uma especie de Danpiros?
    Muito boa esta postagem
    Alias, muito bom esse blog.

    ResponderExcluir
  4. Fascinante, com certeza. Sempre achei o assunto muito interessante e as informações aqui foram ótimas. Parabéns!
    Dampiros são então mais fortes que vampiros, pois não possuem sua fraqueza e além disso estão destinados à matarem outros vampiros. Só achei bem incomum o fato deles terem aparência tão "estranha" já que diziam que antigamente pessoas trabalhavam em vilarejos oferecendo seus serviços como "Dampiros, caçadores de vampiros". Não consigo imaginar um camponês pedindo ajuda de alguém gelatinoso, feio e sujo. hahaha Enfim, o blog de vocês é incrível! Beijos. :3

    ResponderExcluir
  5. também acho estanho o fato dele não ter osso, já que se esqueleto não a sustentação do corpo.

    ResponderExcluir
  6. Como são os olhos de um dampiro, quero dizer se a diferença entre os olhos de um dampiro eo os de um vampiro?

    ResponderExcluir
  7. Então quer dizer que o dennis do hotel Transilvânia é um dampiro

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby