Image Map

11 de abril de 2014

Érebo

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Érebo (do grego Ἔρεβος, sig. "sombra" ou "escuridão profunda") é um deus primordial (protogenoi), a personificação da escuridão e o criador das trevas. Tem seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo", logo acima dos mantos noturnos de sua irmã gêmea Nix, a personificação da noite.

De acordo com Hesíodo, Érebo e Nix são filhos de Caos, o vazio primordial, e nasceram a partir de cisões do próprio Caos, juntamente com seus outros irmãos: Gaia (terra), Tártaro (submundo) e Eros (amor). Nix, tornou-se consorte de Érebo, e com ele gerou mais dois deuses primordiais: o Éter (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia). Uma longa lista de deuses não primordiais e demônios às vezes também são ditos serem filhos de Érebo e Nix, dentre eles Caronte, Hipnos e Tânatos, as Moiras e as Hespérides.

Arte de Kevin Goins

Érebo não possui destaque em qualquer conto mitológico, embora os poetas Hesíodo e Ovídio façam menção dele em suas obras. Nas breves menções de Érebo, ele é muitas vezes usado como um sinônimo do Hades, o submundo, ou como uma região dele. Quando considerado uma região do submundo, Érebo é muitas vezes considerado a primeira região, através da qual os mortos tinham de passar imediatamente depois de morrer. Além disso, Érebo é ás vezes considerado como sendo as profundezas do submundo, embora esta seja mais comumente referida como sendo o Tártaro, onde os Titãs foram aprisionados. Acreditava-se que o deus primordial estava presente em todas as áreas do submundo, fazendo com que fosse um lugar escuro.

Arte de Corporal-Nobbs

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. muito bom, ajudou na minha pesquisa sobre os deuses primordiais, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Sempre curti esse blog, Os posts são excelentes e este é mais um ótimo post.
    Uma pena é que os deuses primordiais são pouco citados nos contos, porém a história do Érebo é bem legal,
    Queria ver ele num GOW da vida,lol.

    Leon

    ResponderExcluir
  3. sou fascianado por estes temas parabens

    ResponderExcluir
  4. Ótimo adoro as Mitologias

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito ajudou na minha pesquisa de história sobre deuses gregos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,venho tentando aprender sobre os dons mais especificamente deste deus primordial ,não encontro nada de relevante. Pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, infelizmente tudo o que conheço sobre Érebo está nessa postagem.

      Excluir
  7. Acho interessante o assunto sobre mitologia. Este post foi esclarecedor, tendo em vista o pouco conhecimento sobre o assunto.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby