Image Map

2 de maio de 2022

Haietlik

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Vintorezz

Haietlik ("serpente relâmpago") é uma espécie de serpente marinha lendária pertencente à mitologia dos Nuu-chah-nulth (Nootka), povo indígena habitante da costa noroeste do Pacífico canadense, sendo também conhecida no folclore do povo Kwakiutl. Ela é descrita como possuindo um corpo enorme, uma cabeça tão afiada quanto uma faca e uma língua que a permite disparar raios de sua boca.

Segundo as lendas, Haietlik são criaturas aliadas dos lendários Thunderbirds (pássaros-trovãos), muitas vezes sendo usadas por eles como armas para caçarem orcas e baleias. Dentro d'água, eles podem ferir as orcas e baleias com sua cabeça ou disparar seus raios para enfraquecê-las e assim permitir que os Thunderbirds desçam e as capturem. Algumas histórias falam sobre Thunderbirds suspendendo Haietliks no céu e lançando-os no mar como arpões para atingir suas presas e depois capturá-las.

Um símbolo de caça as baleias

Devido as histórias de Haietliks sendo usados como arpões pelos pássaros-trovão, eles são comumente associados à caça de baleias na cultura Nuu-chah-nulth. Dizem que os baleeiros que carregam a pele dessa criatura mitológica em sua canoa têm sorte na caça às baleias. Marinheiros britânicos que visitaram o noroeste do Pacífico em 1791 teriam visto representações de Haietlik pintadas nas laterais das canoas. Imagens de Haietlik também aparecem em petróglifos na costa da Colúmbia Britânica e como decoração em arpões baleeiros.

Um símbolo ritualístico

Haietlik também foi um elemento importante em muitos rituais Nuu-chah-nulth. Quando as pessoas de duas tribos diferentes se casavam, os homens da tribo do noivo chegavam de canoa à aldeia das noivas em formação haietlik - suas canoas formavam uma linha, movendo-se em ziguezague ao redor da enseada - antes de desembarcar e distribuir cobertores como presentes para cada membro da tribo da noiva. Este ritual simbolizava a nutrição que o Haietlik proporcionava aos pássaros trovão, ajudando-os a obter seu alimento.

Outra cerimônia de casamento envolve dançarinos com máscaras de Haietlik entrando na casa da família da noiva. O ritual do lobo Nuu-chah-nulth – uma cerimônia de iniciação em que os iniciados são seqüestrados performativamente por homens com máscaras de lobo, levados para a floresta e ensinados danças importantes – também faz referência ao Haietlik. Uma das máscaras usadas nesta cerimônia representa simultaneamente um lobo e uma serpente relâmpago, e uma das danças ensinadas aos iniciados é uma dança do trovão em que um dançarino haietlik entra em uma casa pelo telhado.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Muito Lôco. Tem posts sobre cryptideos aqui no blog?! tipo monstro do lago ness ou Mapinguari?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns posts sim. Não estão separados em uma categoria específica, mas pesquisando você consegue encontrar.

      Excluir
  2. Mais um posto maravilhoso. Essa última arte me lembrou o Seadramon de Digimon.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby