![]() |
| Arte de Davey Baker |
Murmur (também Murmus, Murmuur ou Murmux) é de acordo com a demonologia um anjo caído, anteriormente pertencente à ordem dos Tronos e agora ranqueado como um grande duque do inferno, possuindo trinta legiões de demônios sob o seu comando. De acordo com a Goetia, ele é o 54º dentre os 72 espíritos de Salomão.
Quando invocado, Murmur aparece diante de seu invocador como um guerreiro montado em um grifo (ou abutre, conforme fontes como o Dictionnaire Infernal e o Pseudomonarchia daemonum), e portando em sua cabeça uma coroa ducal. Sua chegada é precedida por seus ministros tocando grandes trombetas.

Murmur é invocado por sua capacidade de ensinar filosofia perfeitamente. Além disso, ele possui a habilidade de convocar as almas dos falecidos diante de seu invocador, para que possam responder a quaisquer perguntas que o mesmo deseje fazer a elas.
![]() |
| Selo de Murmur |
Cultura Popular
- Assim como outros espíritos goetianos, Murmur aparece na franquia de jogos Shin Megami Tensei, aparecendo também em Final Fantasy XI online;
- Ele aparece como um NPC no game Hellgate: London;
- Murmur é o quarto e último boss do Shadow Labyrinth, uma ala de instância de Auchindoun em World of Warcraft: The Burning Crusade;
- No mangá e anime Mairimashita! Iruma-kun, Murmur Tsumuru é o professor de psiquiatria da Escola de Demônios Babyls;
- No mangá e anime Mirai Nikki, Muru Muru (pronúncia japonesa do nome Murmur) é a assistente de Deus Ex Machina, ajudando-o a preparar e julgar o Jogo de Sobrevivência. Na maior parte da história, seu papel é menor, conversando com Deus à medida que o jogo avança e sendo relegado ao alívio cômico nas histórias paralelas. Nos capítulos posteriores, Muru Muru revela-se como a principal antagonista da história, tramando pelas costas de Deus para manipular os eventos do jogo para sua própria diversão pessoal. Ela também aparece como a principal antagonista no spin-off Mirai Nikki: Paradox.

Murmur


.jpg)

Vocês poderiam fazer um post falando das quatro feras malignas que se opõem aos quatro deuses celestiais da cultura chinesa?
ResponderExcluirEstá nos meus planos.
ExcluirExiste isso?? Gente, que legal!!!
Excluir59/72
ResponderExcluirEu amo a ideia da Goécia, mas sério, ainda que os demônios sejam bem inspirados em aparência, são péssimos em suas capacidades. A maioria esmagadora dá as mesmas coisas: achar tesouros escondidos, astronomia, trazer amor, retórica, matemática e alguma noção de passado, presente e futuro. Poucos são os que têm algo a mais.
ResponderExcluirConcordo contigo. Mas isso reflete bem os desejos e necessidades dos homens da época em que a Ars Goetia foi compilada.
Excluir