Image Map

10 de setembro de 2022

Huixtocihuatl

۞ ADM Sleipnir

Arte de Jonathan Higareda

Huixtocihuatl (ou Uixtocihuatl) era uma deusa asteca da fertilidade e padroeira das águas salgadas. Ela também era a padroeira dos fabricantes de sal e a descobridora do sal em si. Algumas fontes classificam-na como uma  esposa do deus Tezcatlipoca

Iconografia

Huixtocihuatl foi descrita e representada em códices coma face pintada de amarelo, usando brincos de ouro, e uma vestimenta cuja pintura remete à água. Ela carrega em uma das mãos um escudo enfeitado com as penas de vários pássaros e com o desenho de um nenúfar no centro.Na outra, ela empunha um cajado de juncos.

Arte de Teechew

Associações

Huixtocihuatl era considerada uma deusa provedora juntamente com Chicomecoatl e Chalchiuhtlicue. Juntas, elas forneciam ao homem três elementos essenciais para a vida, respectivamente sal, comida e água. 

De acordo com Bernadino de Sahagún em seu Códice FlorentinoHuixtocihuatl era a irmã mais velha dos deuses das chuvas astecas, cujo o mais importante deles era TlalocUm dia, Huixtocihuatl zombou de seus irmãos, que irritados, acabaram tentando afogá-la em águas salgadas (outra versão da lenda conta que eles baniram-na para as salinas). Foi durante esse momento que Huixtocihuatl fez a descoberta do sal.

Arte de Ocelotzin

No Codex Telleriano-Remensis, Huixtocihuatl é associada à deusa Tlazolteotl, que representava sujeira e excremento. Essa associação sugere que Huixtocihuatl provavelmente estava associada à urina, que era vista como salgada e impura. Sua associação com a urina e sujeira não era necessariamente negativa, uma vez que os astecas reconheciam a sujeira e a desordem como um estágio vital nos padrões de crescimento e renovação.

Festival e Sacrifício

Durante o  Tecuilhuitontli (sétimo mês do ano asteca), era realizado um festival de dez dias dedicado a Huixtocihuatl. Uma jovem era escolhida para representar a deusa, e ela dançava juntamente com outras mulheres, filhas de produtores de sal. Todas formavam duplas e durante dez dias, elas dançavam e cantavam músicas dedicadas a deusa.

Antes do amanhecer do décimo dia, as jovens que dançaram com a jovem representando Huixtocihuatl, a acompanhavam juntamente com um grupo de escravos (geralmente prisioneiros de guerra) até o templo de Tlaloc. No topo da pirâmide, o sacerdote de Tlaloc sacrificava primeiramente os escravos, e por último a representante de Huixtocihuatl. Ele extraía o seu coração e o colocava em um jarro verde. Após isso, os idosos, os produtores e mercadores de sal concluíam a celebração bebendo pulque.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby