Image Map

23 de setembro de 2022

Kahausibware

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Kahausibware é uma divindade serpentina feminina oriunda da mitologia de Makira (antes San Cristobal) a maior ilha da província de Makira-Ulawa nas Ilhas Salomão. Ela era uma Hi'ona - uma divindade criadora primitiva que deu vida à humanidade e lhe provia o necessário para a sua sobrevivência (porcos, coqueiros e outras árvores frutíferas). Isso pelo menos até ocorrer um evento que não só introduziria a morte no mundo mas também faria com que ela abandonasse os humanos.

Embora benevolente, Kahausibware não era muito paciente com suas criações, e não tolerava aborrecimentos ou distrações. Um dia, uma mulher (segundo algumas versões do mito, a primeira mulher criada por Kahausibware) pediu que a divindade tomasse conta de seu bebê enquanto ela iria colher frutas. Sob os cuidados de Kahausibware, a criança não parava de gritar e chorar um só minuto. Tanto barulho irritou Kahausibware a ponto dela envolver o bebê e o sufocar. Assim, a morte chegou ao mundo.

Ao retornar da colheita, a mulher flagrou seu bebê morto, com o corpo de Kahausibware ainda parcialmente enrolado em torno dele. A mulher então empunhou um machado, e com ele partiu Kahausibware em pedaços; no entanto, Isso não foi suficiente para matar a divindade, que inclusive tinha poder para se reconstituir. Depois do ocorrido, Kahausibware resolveu abandonar sua criação e partiu para uma ilha distante. Conta-se que enquanto nadava para longe, Kahausibware provocou a mulher dizendo: — Quem irá ajudá-la agora?. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby