Image Map

11 de setembro de 2022

Shumpall

۞ ADM Sleipnir

Arte de Sara Contreras (YunaXD)

Os Shumpall (também conhecidos como Sumpall Sumpalwe , Sompallwe ou Sumpai) são uma raça de criaturas aquáticas pertencentes à mitologia mapuche. Descritos como seres de aparência meio-humana e meio-peixe (semelhantes às sereias e tritões), eles são responsáveis por cuidar de rios, lagos e mares, e dizem que onde vivem nunca haverá falta de água. Eles também podem se vingar de pessoas que prejudicam tais fontes de água.

De acordo com a mitologia mapuche, os primeiros Shumpalls foram criados por Ten Ten Vilu, a serpente da terra, a partir dos homens que se afogaram durante sua grande batalha contra Cai Cai Vilu, a serpente do mar.

Shumpall podem ser masculinos ou femininos, sendo estes últimos o mais comum. Eles também podem assumir formas totalmente humanas. Sua parte humana costuma ser descrita como sendo muito bonita, e seus cabelos são descritos como longos e coloridos. Dependendo de seu gênero, arrebatam homens ou mulheres que se submetem a eles voluntariamente, encantados por sons e vozes que os direcionam para o fundo das águas a um lugar chamado Sumpallhue. Lá, essas pessoas acabam também se tornando um Shumpall. Outras fontes relatam que essas pessoas transformaram em pássaros que, embora sejam incapazes de voar, são excelentes nadadores.

Aqueles arrebatados pelos Shumpall às vezes voltam carregados de frutos do mar para confortar seus parentes. Se o Sumpall tiver sequestrado uma mulher, a família da mesma receberá um pagamento pelo roubo da noiva (um costume do povo mapuche quando alguém rapta uma mulher para casar com ela). Conta-se ainda que os Shumpall machos engravidam mulheres que frequentam sozinhas as margens de rios.

Arte de Daniel Bernal

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Em vez de colocar outras mitologia poderia colocar na categoria mitologia pré colombiana, e pretende trazer criaturas de stephen king ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão Nicolas. Eu tinha pensado em criar uma categoria à parte para os mitos mapuche\chilotas, mas integrá-los à categoria pré-columbiana parece ser mais adequado e irá enriquecer a mesma. Estarei trabalhando nisso. Sobre criaturas do Stephen King, não tenho planos no momento. Ainda com dificuldades tenho feito posts sobre criaturas lovecraftianas, e tenho idéias para trazer personagens das obras de Tolkien.

      Excluir
    2. Show de bola assim o blog vai crescer ainda mais quando tiver outras mitologia eu ajudo onde colocar

      Excluir
    3. Uma sugestão América latina pois abordaria os mitos do méxico e outros países espanhóis

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby