Image Map

19 de setembro de 2022

Mither of the Sea

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Mither of the Sea (também Sea Mither ou  Mither o' the Sea, "mãe do mar", onde mither é uma variante escocesa de mother, "mãe") é um espírito mítico pertencente ao folclore das ilhas Orkney, um arquipélago localizado ao norte da Escócia. De acordo com o mito, durante cada primavera, ela luta contra seu arqui-inimigo Teran, o espírito do inverno, o qual é capaz de causar severas tempestades e as usa para tentar obter o controle dos mares e do clima. Esse confronto é chamado de Vore tullye ou "luta de primavera". Eventualmente, Mither of the Sea supera Teran e o envia para as profundezas do oceano. 

Durante os meses de verão, Mither of the Sea também confronta e confina o monstruoso Nuckelavee nas profundezas do mesmo. Além disso, ela realiza outros trabalhos benevolentes: ela fornece as criaturas aquáticas a capacidade de se reproduzir; aquece e acalma os mares; e instila uma qualidade de música mais suave à brisa suave do verão. De acordo com o folclorista e residente de Orkney, Walter Traill Dennison, durante o domínio de Mither of the Sea no verão, as condições relatadas pelos ilhéus podem ter "tentado alguém a acreditar que o arquipélago de Orkney havia se tornado as Ilhas dos Abençoados". 

O esforço de Mither of the Sea em manter Teran preso, juntamente com outros atos benevolentes durante o verão gradualmente a esgotam. Com a chegada do outono, Teran aproveita sua fraqueza e tenta retomar o controle, dando início a um novo ciclo de conflitos entre eles, período conhecido como Gore Vellye ("tumulto de outono"). O inverno simboliza o triunfo de Teran sobre Mither of the Sea e a sua retomada do controle do clima. Durante esse tempo, Mither of the Sea é forçada a partir; nenhum detalhe é dado sobre onde ela passa o inverno, mas durante as tempestades causadas por Teran, os pescadores mantém a esperança de que Mither of the Sea retornará revigorada e poderosa na primavera para novamente expulsar Teran e confiná-lo.

Histórias sobre Mither of the Sea e Teran estão entre as lendas mais antigas de Orkney, talvez inventadas para explicar os caprichos do clima e outros eventos naturais.  Os ilhéus de Shetland, particularmente os pescadores, costumam pedir a ela  proteção contra o Diabo.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby