Image Map

14 de setembro de 2022

Anjo Corredor

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Anjo Corredor é um personagem pertencente ao folclore alagoano, descrito como um homem portando um bastão ou cajado, e que dizem caminhar por aí sem nunca parar. Sua chegada é precedida pelo som das cancelas e porteiras de fazendas e engenhos ou das grades das casas rangendo ou batendo, som esses atribuídos ao Anjo Corredor batendo neles com seu cajado. 

Embora não faça nada além de andar sem descansar e fazer barulho com seu cajado, ao se ouvir o rumor da chegada do Anjo Corredor, as crianças se escondem em cima de árvores ou correm para dentro de suas casas, enquanto as mães, por sua vez, fecham as portas das mesmas.

Segundo o historiador Câmara Cascudo, é provável que a figura do Anjo Corredor tenha relação com a lenda de Ahsverus, o Judeu Errante, personagem mítico que faz parte das tradição oral cristã, associada à Quinta-Feira Maior ou à Sexta-Feira da Paixão. Diz a lenda que Ahsverus foi contemporâneo de Jesus e trabalhava num curtume ou oficina de sapateiro, em Jerusalém, numa das ruas por onde passavam os condenados à morte por crucificação, carregando suas cruzes. Ao ver Jesus passando com a cruz sobre os ombros, teria dito a ele, empurrando-o: “Vá andando, vá logo!”. Em represália, Jesus o teria condenado a vagar, sem descanso nem rumo certo, até o final dos tempos. 


fontes: 
  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo;
  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby