Image Map

21 de setembro de 2022

Yaguarãboia

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Yaguarãboia é uma criatura quimérica pertencente a mitologia do povo indígena Maraguá,  habitantes da região do rio Abacaxis, no Amazonas. De acordo com o mito, ela era originalmente uma mulher que um dia, após sentir muita fome, não esperou o marido voltar com a caça e saiu ela mesma para caçar. Ela acabou abatendo uma onça, e embora fosse um tabu entre seu povo se alimentar da carne desse animal, sua fome falou mais alto. 

Tendo se alimentado da carne da onça, passou a desejá-la mais e mais e então passou a sair para caçar todos os dias no lugar do marido. Com o tempo, ela ganhou a habilidade de se transformar em um ser híbrido entre mulher e onça, o qual ela fazia sempre que se aproximava da floresta para caçar. Porém, de tanto consumir carne de onça, ela chegou a um ponto onde não foi mais capaz de retornar a sua forma normal, permanecendo como uma mulher-onça para sempre. Depois de um tempo, começou a haver escassez de onças na região, pois a Yaguarãboia se alimentava de todas.

Sua transformação em um monstro não pararia por aí. Certo dia, ao atravessar um iguarapé, ela foi atacada por uma sucuri, e então ela a matou com suas unhas afiadas e com seus dentes. A partir daí, a Yaguarãboia ganhou uma cauda semelhante a uma sucuri, e também a capacidade de viver tanto na terra como na água. O povo maraguá evita a região onde acredita-se que a Yaguarãboia vive, pois crêem que se ela um dia experimentar a carne humana, caçará os homens assim como faz com as onças.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fonte:
  • Yaguarãboia - A Mulher Onça, de Yaguarê Yamã.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interressante não conhecia esse mito brasileiro seria uma de lobisomem com Wendigo, nesse caso seria um werecat metade gato e metade homem
    Ps : Pretende abordar sobre A rainha Elizabeth fazendo uma grande homenagen a ela sem contar que envolvem teória de conspiração e que ela é um repiliano, Pretende trazer rei Salomão Jesuz de Nazaré, Davi e Golias?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby