Image Map

12 de setembro de 2022

Citipati

۞ ADM Sleipnir


Citipati (sânscrito: चितिपति), pronunciasse Chitipatí, também chamados de Shmashana Adhipati) é uma divindade protetora e colérica presente no budismo tibetano e no budismo vajrayana da Índia. Ela é formada por uma dupla de esqueletos, um masculino e outro feminino, representados dançando freneticamente com seus membros entrelaçados dentro de um halo de chamas.

De acordo com a lenda, eles foram originalmente dois ascetas que atingiram um estado de meditação tão profundo que não perceberam que haviam se tornado alvos do ataque de um ladrão. Eles foram roubados e decapitados pelo ladrão sem esboçarem nenhuma reação, mas devido a forma como morreram, os ascetas alcançaram a iluminação (o que geralmente  é simbolizado por um terceiro olho em suas testas) e se transformaram em Citipati. Desde então, eles têm sido ferozes inimigos de ladrões e de outros criminosos, tendo jurado vingança eterna contra eles. 



Citipati são também protetores dos cemitérios, sendo conhecidos como Senhores do Cemitério ou Senhores do Crematório. Eles não podem deixar os cemitérios e só podem ter em suas mãos os ladrões que passam por eles. Enquanto esperam pela passagem de criminosos, os Citipati passam seu tempo dançando e soprando chifres sonoros, um ritual reencenado por monges tibetanos duas vezes por ano. Sua dança também serve como um símbolo de morte e renascimento. Sua forma esquelética é um lembrete da impermanência da vida e da mudança eterna.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Em vez de outras mitologias eu classificaria como mitologia tibetana ou hindu pois assim abre espaço para novas categorias

    ResponderExcluir
  2. Pretente trazer Jack o Estripador e La Catrina ou Santa Muerte?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby