Arte de Davey Baker |
Murmur (também Murmus, Murmuur ou Murmux) é de acordo com a demonologia um anjo caído, anteriormente pertencente à ordem dos Tronos e agora ranqueado como um grande duque do inferno, possuindo trinta legiões de demônios sob o seu comando. De acordo com a Goetia, ele é o 54º dentre os 72 espíritos de Salomão.
Quando invocado, Murmur aparece diante de seu invocador como um guerreiro montado em um grifo (ou abutre, conforme fontes como o Dictionnaire Infernal e o Pseudomonarchia daemonum), e portando em sua cabeça uma coroa ducal. Sua chegada é precedida por seus ministros tocando grandes trombetas.
Murmur é invocado por sua capacidade de ensinar filosofia perfeitamente. Além disso, ele possui a habilidade de convocar as almas dos falecidos diante de seu invocador, para que possam responder a quaisquer perguntas que o mesmo deseje fazer a elas.
Selo de Murmur |
Cultura Popular
- Assim como outros espíritos goetianos, Murmur aparece na franquia de jogos Shin Megami Tensei, aparecendo também em Final Fantasy XI online;
- Ele aparece como um NPC no game Hellgate: London;
- Murmur é o quarto e último boss do Shadow Labyrinth, uma ala de instância de Auchindoun em World of Warcraft: The Burning Crusade;
- No mangá e anime Mairimashita! Iruma-kun, Murmur Tsumuru é o professor de psiquiatria da Escola de Demônios Babyls;
- No mangá e anime Mirai Nikki, Muru Muru (pronúncia japonesa do nome Murmur) é a assistente de Deus Ex Machina, ajudando-o a preparar e julgar o Jogo de Sobrevivência. Na maior parte da história, seu papel é menor, conversando com Deus à medida que o jogo avança e sendo relegado ao alívio cômico nas histórias paralelas. Nos capítulos posteriores, Muru Muru revela-se como a principal antagonista da história, tramando pelas costas de Deus para manipular os eventos do jogo para sua própria diversão pessoal. Ela também aparece como a principal antagonista no spin-off Mirai Nikki: Paradox.
Vocês poderiam fazer um post falando das quatro feras malignas que se opõem aos quatro deuses celestiais da cultura chinesa?
ResponderExcluirEstá nos meus planos.
ExcluirExiste isso?? Gente, que legal!!!
Excluir59/72
ResponderExcluirEu amo a ideia da Goécia, mas sério, ainda que os demônios sejam bem inspirados em aparência, são péssimos em suas capacidades. A maioria esmagadora dá as mesmas coisas: achar tesouros escondidos, astronomia, trazer amor, retórica, matemática e alguma noção de passado, presente e futuro. Poucos são os que têm algo a mais.
ResponderExcluirConcordo contigo. Mas isso reflete bem os desejos e necessidades dos homens da época em que a Ars Goetia foi compilada.
Excluir