Image Map

8 de setembro de 2022

Murmur

۞ ADM Sleipnir

Arte de Davey Baker

Murmur (também  Murmus, Murmuur ou Murmux) é de acordo com a demonologia um anjo caído, anteriormente pertencente à ordem dos Tronos e agora ranqueado como um grande duque do inferno,  possuindo trinta legiões de demônios sob o seu comando. De acordo com a Goetia, ele é o 54º dentre os 72 espíritos de Salomão.

Quando invocado, Murmur aparece diante de seu invocador como um guerreiro montado em um grifo (ou abutre, conforme fontes como o Dictionnaire Infernal e o Pseudomonarchia daemonum), e portando em sua cabeça uma coroa ducal. Sua chegada é precedida por seus ministros tocando grandes trombetas.



Murmur é invocado por sua capacidade de ensinar filosofia perfeitamente. Além disso, ele possui a habilidade de convocar as almas dos falecidos diante de seu invocador, para que possam responder a quaisquer perguntas que o mesmo deseje fazer a elas.

Selo de Murmur


Cultura Popular
  • Assim como outros espíritos goetianos, Murmur aparece na franquia de jogos Shin Megami Tensei, aparecendo também em Final Fantasy XI online;
  • Ele aparece como um NPC no game Hellgate: London;
  • Murmur é o quarto e último boss do Shadow Labyrinth, uma ala de instância de Auchindoun em World of Warcraft: The Burning Crusade;
  • No mangá e anime Mairimashita! Iruma-kun, Murmur Tsumuru é o professor de psiquiatria da Escola de Demônios Babyls;
  • No mangá e anime Mirai Nikki, Muru Muru (pronúncia japonesa do nome Murmur) é a assistente de Deus Ex Machina, ajudando-o a preparar e julgar o Jogo de Sobrevivência. Na maior parte da história, seu papel é menor, conversando com Deus à medida que o jogo avança e sendo relegado ao alívio cômico nas histórias paralelas. Nos capítulos posteriores, Muru Muru revela-se como a principal antagonista da história, tramando pelas costas de Deus para manipular os eventos do jogo para sua própria diversão pessoal. Ela também aparece como a principal antagonista no spin-off Mirai Nikki: Paradox.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Vocês poderiam fazer um post falando das quatro feras malignas que se opõem aos quatro deuses celestiais da cultura chinesa?

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a ideia da Goécia, mas sério, ainda que os demônios sejam bem inspirados em aparência, são péssimos em suas capacidades. A maioria esmagadora dá as mesmas coisas: achar tesouros escondidos, astronomia, trazer amor, retórica, matemática e alguma noção de passado, presente e futuro. Poucos são os que têm algo a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Mas isso reflete bem os desejos e necessidades dos homens da época em que a Ars Goetia foi compilada.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby