Image Map

13 de setembro de 2022

Lisuga

۞ ADM Sleipnir

Arte de jawern

Lisuga é a deusa das estrelas pertencente à mitologia filipina, integrando o panteão de deuses cultuados pelos antigos povos do arquipélago das Visayas. Ela era um dos quatro filhos de Lihangin, deus do vento e filho de Kaptan, e Lidagat, deusa do mar e filha de Magwayen. Lisuga possuía um corpo feito de pratae seus irmãos Likalibutan (deus da terra), Liadlao (deus do sol) e Libulan (deus da lua) possuíam respectivamente os corpos feitos de pedra, ouro e bronze.

De acordo com o mito de criação das Visayas, quando os pais de Lisuga morreram, seus irmãos (liderados por Likalibutan) resolveram levantar-se contra seu avô, o deus supremo Kaptan, e assim tomar o controle do mundo celeste. Juntos, os três atacaram os portões que protegiam o reino de Kaptan, que ao tomar conhecimento do ataque, ficou furioso. O deus celeste lançou três raios contra seus netos, que reduziram Liadlao e Libulan à esferas, enquanto Likalibutan teve seu corpo de pedra partido em pedaços.

Arte de Alfred Ismael Galaroza

Sem saber o que seus irmãos haviam planejado, nem o que havia acontecido a eles, Lisuga foi ao mundo celeste visitar o avô. Kaptan, cego por sua raiva, lançou outro de seus raios, atingindo Lisuga e quebrando-a em mil pedaços. Posteriormente, Kaptan se arrependeu do que havia feito aos netos, e como não podia mais revivê-los, decidiu fornecer aos seus restos mortais uma luz eterna. Liadlao tornou-se o sol, Libulan a lua e por último Lisuga tornou-se as estrelas. Quanto a Likalibutan, Kaptan não se importou em dar-lhe luz. Ele pensou que era justo que ele permanecesse do jeito que estava. Assim, seus pedaços deram origem às ilhas que sustentariam a raça humana.

Arte de Anna Rosalado

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby