Image Map

16 de setembro de 2022

Nauthveli

۞ ADM Sleipnir


Nauthveli (“baleia-boi”; também conhecida como Nauthvalur, Nautshval, Nautfiskur, Kýrhvalur, Fjósi, Baulhveli, Búrhvalur) é uma das Illhveli (“baleias do mal”), grupo composto por dez baleias míticas que dizem terem vagado durante os tempos medievais pelas águas que rodeiam a Islândia. É a segunda maior dentre elas e, como as outras, não é comestível e aparecerá se seu nome for dito em voz alta.

A Nauthveli é uma baleia dentada e bicolor como uma vaca. Sua enorme cabeça é semelhante à de um touro, e possui dois nódulos no topo. Seu tronco afila-se, vermiforme, e não possui barbatanas. No entanto, Nauthveli não é nomeada por sua aparência, mas sim pelo seu terrível berro semelhante ao mugido de um touro, o qual ela emite quando está com fome. Uma vez que ela berra em mar aberto ou perto da costa, o som pode ser ouvido reverberando a longas distâncias. As vibrações fazem o chão tremer e arrancam os remos das mãos dos marinheiros. Sair para o mar é desencorajado se os berros da Nauthveli puderem ser ouvidos.

Arte de EvolutionsVoid

Como todas as Illhvelis, a Nauthveli se delicia em matar homens e afundar barcos menores, porém ela possui uma predileção especial por carne bovina. O berro da Nauthveli é hipnótico para o gado, obrigando-o a se atirarem de penhascos e caírem direto no mar. Lá, a Nauthveli brinca com eles como um gato faz com um rato antes de mordê-los ao meio e comê-los. 

Gados transportados em embarcações também são afetados pela hipnose da Nauthveli. Inclusive, a Nauthveli é atraída até embarcações com gado a bordo. Uma história contada na pequena ilha islandesa de Grimsey fala sobre uma ocasião em que um navio foi perseguido por uma Nauthveli, até que a tripulação soltou a única vaca que traziam a bordo. A vaca imediatamente atirou-se no mar e a Nauthveli ficou satisfeita, deixando o navio partir em paz.

Arte de randomflashbang

fonte:


<


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. A Mobby Dick pode ser considerada um llhveli? deralhe classificaria ela como mitologia islandesa to só querendo ajudar pretende falar de Mobbby Dick?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o termo se refere somente às dez baleias citadas no post sobre elas. Sobre as sugestões que tem dado, eu tenho lido. A questão é que não pretendo separar tantas categorias, a ideia é manter as que já existem (e que considero as principais) e eventualmente criar novas categorias. Já o fiz recentemente quando criei as categorias Mitologia Filipina e Mitologia da Oceania, pois eram categorias para as quais já tinha posts suficientes para justificar sua separação. A sua sugestão sobre incluir mitos mapuches em mitologia pré-colombiana inclusive já está sendo trabalhada, deve ocorrer em breve.
      Sobre Moby Dick novamente, não tenho planos de fazer posts sobre ele, mas tenho pensado numa nova categoria onde falaria sobre deuses e monstros exclusivos da ficção, mas por hora é só uma ideia. Talvez ponha em pratica quando os temas que já trago ao blog ficarem escassos.

      Muito obrigado por sua participação e apoio!

      Excluir
  2. Sonhei com uma baleia vermelha que conseguia "nadar" na terra e era perversa. Logo lembrei das Illhveli e vim pesquisar quando acordei. Ainda faltam posts sobre outras 6, né? Vou procurar pra ver se encontro algo pu se foi um símbolo criado no meu inconsciente mesmo haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltam sim, eu queria finalizar logo mas ainda deve demorar.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby