Image Map

26 de setembro de 2022

Fossegrim

۞ ADM Sleipnir

Arte de Anastasia Babarkina

Fossegrim ("sinistro da cachoeira", também conhecido somente como Grim, ou  ainda Strömkarl (sueco, "homem do rio"); plural: Fossegrimen) é uma criatura aquática masculina oriunda do folclore escandinavo, considerada um espírito das águas, um troll ou um Nokk (masculino de Nixie). Associado à rios, cachoeiras e moinhos de água, o Fossegrim é conhecido especialmente pelo seu excepcional talento em tocar instrumentos de cordas, em especial o Hardingfele, que se assemelha a um violino. Dizem que sua música possui onze variações, e que a última e melhor delas é tão cativante que até bebês, idosos e objetos inanimados, como xícaras e latas começam a dançar espontaneamente ao ouvi-la. Por isso, tal variação é reservada apenas para ocasiões muito especiais.

Fossegrimem quase sempre são retratados como jovens especialmente belos e nus, embora haja artes e histórias onde apareçam trajando alguma vestimenta.

Arte de Destinyfall

Embora existam lendas que relatem o Fossegrim usando sua música para atrair pessoas (geralmente mulheres e crianças) para lagos ou riachos onde elas acabam se afogando, existem muitas outras indicando que ele é totalmente inofensivo para seu público ouvinte. Inclusive, ele pode ser convencido por alguém a ensiná-lo a tocar como ele, desde que seja-lhe oferecido um tributo bem específico: uma oferta de comida feita em uma quinta-feira à noite e em segredo. Essa comida pode ser uma das duas a seguir: um bode branco (que deve ser jogado com a cabeça virada em uma cachoeira que flui para o norte)  ou  então fenalår (carneiro defumado) roubado do armazém do vizinho quatro quintas-feiras seguidas. 

Se a oferenda for satisfatória, o Fossegrim pegará a mão direita do suplicante e esfregará seus dedos ao longo das cordas do seu Hardingfele, até que todos estejam sangrando. Após essa espécie de ritual, dizem que a pessoa poderá tocar tão bem que "as árvores dançarão e as torrentes de água irão parar". No entanto, se a oferenda não agradar o Fossegrim, ele só ensinará ao suplicante como afinar o violino. Existem rumores de que um punhado de violinistas particularmente famosos fizeram tal acordo com um Fossegrim, como por exemplo Torgeir Augundsson (1801–1872, também conhecido como Myllarguten) e Ole Bull (1810–1880). Esse último possui uma estátua no centro da cidade de Bergen, na Noruega, juntamente a estátua de um Fossegrim tocando uma harpa sob a água caindo abaixo da estátua de Ole.

Estátua de Ole Bull em Bergen

Existem histórias em que um Fossegrim concorda em viver com um humano que se apaixonou por ele, mas muitas dessas histórias terminaram com ele retornando para sua antiga morada, geralmente uma cachoeira ou riacho próximo. Diz-se que o Fossegrim fica desanimado se não tiver contato livre e regular com uma fonte de água.

Arte de LaCroixGrimoire

fontes:


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby