Image Map

23 de dezembro de 2022

A Lenda da Aranha de Natal

۞ ADM Sleipnir

A Lenda da Aranha de Natal é um conto popular do Leste Europeu que explica a origem dos enfeites nas árvores de Natal. É mais predominante na Ucrânia Ocidental, onde pequenos enfeites em forma de aranha são tradicionalmente parte das decorações de Natal. Na Alemanha, Polônia e Ucrânia, encontrar uma aranha ou uma teia de aranha em uma árvore de Natal é considerado boa sorte. Os ucranianos confeccionam pequenos enfeites de árvore de Natal em forma de aranha (conhecidos como pavuchky, literalmente "pequenas aranhas"), geralmente feitos de papel e arame. Eles também decoram as árvores de Natal com teias de aranha artificiais. 

Existem várias versões desse conto, e traremos aqui as principais.

Versão um

Uma viúva pobre, mas trabalhadora, vivia em uma pequena cabana com seus filhos. Num dia de verão, uma pinha caiu no chão de terra da cabana e criou raízes. Os filhos da viúva cuidaram da árvore, entusiasmados com a perspectiva de terem uma árvore de Natal no inverno. A árvore cresceu, mas quando chegou a véspera de Natal, eles não tinham dinheiro para decorá-la. As crianças tristemente foram para a cama e adormeceram. Na manhã seguinte, eles acordaram cedo e viram a árvore coberta de teias de aranha. Quando abriram as janelas, os primeiros raios de sol tocaram as teias e as transformaram em fios de ouro e prata. A viúva e seus filhos ficaram muito felizes, e a partir daquele dia eles deixaram de viver na pobreza.

Versão dois

Certo dia, enquanto uma mãe limpava a casa preparando-a para o Natal, as aranhas fugiram para o sótão para escaparem de sua vassoura. Na véspera de Natal, as aranhas desceram lentamente para dar uma espiada, e deram de cara com uma linda árvore de natal. Empolgadas e felizes, elas percorreram seus galhos de cima para baixo e por todos os lados, e quando terminaram, a árvore estava envolta por suas teias cinzentas.

Quando o Papai Noel chegou para deixar os presentes para as crianças e viu a árvore coberta de teias, ele sorriu porque sabia que as aranhas fizeram aquilo por estarem felizes, mas sabia como a mãe ficaria com o coração partido se visse a árvore que arrumou com tanto zelo coberta de teias empoeiradas. Então o Papai Noel usou sua magia para transformar as teias em fios de prata, e a árvore ficou ainda mais bonita do que antes.

Versão três

Essa história fala sobre duas mães: uma pobre camponesa e uma aranha, ambas lutando para sustentar seus filhos pequenos. Certa véspera de Natal, a camponesa foi até a floresta e voltou de lá com um pequeno abeto, que iria servir de árvore de Natal para a sua família. Enquanto guardava o abeto, a mulher descobriu que uma aranha havia feito um lar para seus filhos entre os galhos do mesmo, e não teve coragem de varrê-los, deixando o abeto do jeito que estava.

A aranha descobriu que a mulher era pobre demais para decorar a árvore, quanto mais para colocar presentes embaixo dela, e por gratidão, resolveu retribuí-la por sua bondade. Mais tarde naquela noite, quando a mulher e seus filhos foram para a cama, a aranha teceu teias brilhantes por todos os galhos do abeto. Pela manhã, a mulher e as crianças se depararam com a visão emocionante de uma árvore de Natal enfeitada pela mais requintada e brilhante teia que já viram na vida.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Feliz Natal Sleipirir boas festas e que teu blog continue crescendo, achei muito bonito esse conto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nicolas! Um feliz Natal para você e sua família!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby