Image Map

12 de dezembro de 2022

Hiiden hirvi

۞ ADM Sleipnir

Arte de Tuomas Korpi

Hiiden hirvi (ou Hiidenhirvi, "alce dos Hiisi") é uma criatura mítica pertencente à mitologia finlandesa. É basicamente um alce sobrenatural criado pelos Hiisi (espíritos da natureza, geralmente descritos ou comparados à goblins) a partir de elementos da natureza, como madeira, galhos e grama. 

Arte de Tero Porthan

O Hiiden hirvi é criado com o objetivo de criar o caos. Sendo muito veloz em comparação a um alce comum, ele corre por todo o canto causando tumulto e destruição. Aqueles corajosos o suficiente para tentar capturá-lo acabam sendo atraídos por ele para regiões perigosas, onde fatalmente encontrarão a morte.

No épico finlandês Kalevala, o herói Lemminkäinen tenta capturá-lo, partindo em uma perseguição por todo o mundo. Usando esquis mágicos, Lemminkäinen persegue o alce através de vários lugares, incluindo territórios pertencentes ao submundo. Lemminkäinen até chega a capturá-lo, mas o mesmo consegue fugir. Além disso, os esquis mágicos se quebram e o impedem de prosseguir sua caçada.

Arte de Tero Porthan

fontes:


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Já pensou em fazer mitologia e folclore filandes até da tem 15 postagem sobre isso acho outra pergunta quando vai voltar a falar sobre o Tolkien pois o universo é gigante.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby