Image Map

30 de dezembro de 2022

Fujiwara no Chitaka e seus Quatro Onis

۞ ADM Sleipnir

Fujiwara no Chitaka (ou Chitaka Fujiwara, datas de nascimento e morte desconhecidas) foi um comandante militar e\ou feiticeiro japonês, afirmado pela maioria das fontes como tendo vivido no período Heian (entre 794-1192) e ter liderado o clã Iga. De acordo com uma lenda, ele teria se revoltado contra a família imperial, liderando uma rebelião contra eles e invocando quatro onis (yonki) para confrontar e derrubar seus exércitos.

Cada um desses onis possuía habilidades especiais que davam a Fujiwara no Chitaka grande vantagem em batalha. Kin-ki (金鬼, "demônio de ouro") possuía um corpo feito de ouro, e era tão duro que podia repelir qualquer arma. Fuu-ki (風鬼, "demônio do vento") era capaz de criar fortes rajadas de vento, as quais destruíam castelos e varriam seus oponentes. Sui-ki ou Mizu-ki (水鬼, "demônio da água") era capaz de criar inundações em terra firme, afogando seus inimigos. Por último, Ongyo-ki (隠形鬼 ou 怨京鬼, "demônio furtivo") era capaz de apagar completamente sua presença, atacando seus inimigos de surpresa sem ser detectado. Dizem que os quatro onis foram o arquétipo original dos ninjas de Iga.

Arte de DoctorChevlong

Apesar de todo o poder que possuíam, os quatro onis foram derrotados, mas não pelo exército imperial. Eles tiveram seu fim pela ação de um poeta chamado Kinotomo, que apenas teria recitado as seguintes palavras:

“Todas as coisas, sejam grama ou árvore, são governadas pelo imperador e nem mesmo um oni pode dar as costas ao imperador e viver nesta terra”
Sem o auxílio dos onis, Fujiwara no Chitaka foi subjugado, e sua rebelião encerrada.

Variações

Essa é uma lenda bem confusa, cujas as informações encontradas por aí são conflitantes. Resolvi destacar aqui apenas as variações mais relevantes.

  • Fuijwara no Chitaka pode ter vivido não no período Heian, mas no  período pré-Nara – especificamente, durante o reinado do imperado Tenji (trad. 626 - 672);
  • Em algumas versões da lenda, os onis da água e oculto são substituídos pelos onis da terra e do fogo;
  • Em outras, Fujiwara no Chitaka e seus onis são derrotados por Sakanoue no Tamuramaro, um nobre da corte, general e shōgun do início do período Heian.
Arte de YOHAKU

fontes:


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante eu não conhecia essa lenda personagem extremamente poderosos com habilidades única poderiam ser o vilão principal da cultura japonesa mas o vilão principal é o dragão de várias cabeças que foi aprisionado numa pedra

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby