۞ ADM Sleipnir
Arte gerada com I.A. |
Xaratanga (“A que aparece no alto” ou “a que ilumina ou brilha”; às vezes, talvez erroneamente grafado Xartanga) é uma deusa da lua, da agricultura e da fertilidade pertencente à mitologia da civilização Purépucha (também conhecidos como Tarascanos), cujos descendentes hoje concentram-se em sua maioria no estado de Michoacán, no México. Ela também era associada ao amor, ao sexo e ao Octli (pulque).
Arte de Dracko Velasco |
Filha dos deuses Cuerauáperi (a Mãe-Terra, de quem segundo fontes ela era um de seus aspectos) e Curicaueri (deus do sol e da guerra, a quem alguns dizem ser também o seu marido), Xaratanga era a responsável por fazer os grãos na terra germinarem e crescerem. Ela também estava encarregada de limpar as impurezas do homem; nesse sentido, ela era equivalente à deusa asteca Tlazolteotl.
Danças eram dedicadas em sua homenagem e frutas, codornas e patos, além de prata eram oferecidos a ela. Pensava que a prata constituía uma secreção lunar de Xaratanga. Sacrifícios humanos utilizando prisioneiros de guerra também eram realizados à ela.
Arte de Héctor Bustamante |
fonte:
Quando colocara a mitologia mapuche e chilota na aba pré Colômbia pois tem 60 postagem colocando, no mapa atualizado ia ficar em torno de 90 ou 100
ResponderExcluirObrigado pelo suporte de sempre. Farei quando eu tiver tempo, não está nada fácil para mim. Além disso, estive trabalhando em um novo recurso para o blog que será apresentado na próxima segunda feira (19 de dezembro). Tem muito trabalho a ser feito, e será feito no seu devido tempo.
ExcluirSleipnir, o blog é seu, então você vai fazer o que você quiser, se você quiser e quando você quiser, simples assim. Já está muito bom do jeito que você o montou...só tenho elogios.
Excluir