Image Map

16 de dezembro de 2022

Xaratanga

۞ ADM Sleipnir

Arte de elabuelokraken

Xaratanga (“A que aparece no alto” ou “a que ilumina ou brilha”; às vezes, talvez erroneamente grafado Xartanga) é uma deusa da lua, da agricultura e da fertilidade pertencente à mitologia da civilização Purépucha (também conhecidos como Tarascanos), cujos descendentes hoje concentram-se em sua maioria no estado de Michoacán, no México. Ela também era associada ao amor, ao sexo e ao Octli (pulque).

Arte de Dracko Velasco

Filha dos deuses Cuerauáperi (a Mãe-Terra, de quem segundo fontes ela era um de seus aspectos) e Curicaueri (deus do sol e da guerra, a quem alguns dizem ser também o seu marido), Xaratanga era a responsável por fazer os grãos na terra germinarem e crescerem. Ela também estava encarregada de limpar as impurezas do homem; nesse sentido, ela era equivalente à deusa asteca Tlazolteotl

Danças eram dedicadas em sua homenagem e frutas, codornas e patos, além de prata eram oferecidos a ela. Pensava que a prata constituía uma secreção lunar de Xaratanga. Sacrifícios humanos utilizando prisioneiros de guerra também eram realizados à ela.

Arte de Héctor Bustamante

fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Quando colocara a mitologia mapuche e chilota na aba pré Colômbia pois tem 60 postagem colocando, no mapa atualizado ia ficar em torno de 90 ou 100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo suporte de sempre. Farei quando eu tiver tempo, não está nada fácil para mim. Além disso, estive trabalhando em um novo recurso para o blog que será apresentado na próxima segunda feira (19 de dezembro). Tem muito trabalho a ser feito, e será feito no seu devido tempo.

      Excluir
    2. Sleipnir, o blog é seu, então você vai fazer o que você quiser, se você quiser e quando você quiser, simples assim. Já está muito bom do jeito que você o montou...só tenho elogios.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby