Image Map

26 de dezembro de 2022

Azi Sruvara

۞ ADM Sleipnir

Arte de Genzoman

Azi Sruvara (Aži Sruvara ou Az ī Srūwar , "dragão com chifres", também conhecido como Aži Zairita, "dragão amarelo") é uma criatura oriunda do zoroastrismo, descrito como sendo um dragão amarelo com chifres e dentes nos quais os homens que ele devorava podiam ser vistos empalados. Ele também possuia um hálito venenoso, o qual usava para devastar a terra. Azi Sruvara foi um dos dragões confrontados e mortos pelo herói persa Garshasp (KərəsāspaKirsāsp).

De acordo com o Avesta (escritura sagrada zoroastrista), certa vez Garshasp parou em uma colina para preparar sua refeição. No entanto, aquela colina era na verdade as costas de um enorme dragão, Azi Sruvara, que estava escondido nas dunas. O calor do fogo que Garshasp acendeu nas costas de Azi Sruvara para aquecer sua chaleira o acordou, fazendo-o emergir das dunas. Num primeiro momento Garshasp fugiu, mas ele retornaria para matar o dragão. 

Azi Sruvara possuía um corpo tão longo que Garshasp levou metade de um dia para percorrê-lo até alcançar sua cabeça. Ao finalmente chegar na cabeça do dragão, Garshasp golpeou-a com sua maça, e assim colocou um fim à sua vida.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby