Image Map

1 de fevereiro de 2023

Maçone

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Maçone é uma criatura oriunda do folclore caipira, temido pelos antigos na região Nordeste, principalmente nos estados de Sergipe e Ceará, sendo também conhecida em Minas Gerais. Ele é geralmente descrito como um ser alto semelhante a um bode, porém com seu corpo coberto por folhas de ferro zincado. Ele possui ainda um par de chifres, um focinho comprido, pernas tortas e uma grande cauda. Completando seu visual intimidador, seus olhos emitem chamas que lhe conferem um ar demoníaco. Algumas fontes relatam que seus olhos na verdade são compostos de gulosemas, como tortas doces.

Dizem que o Maçone possui predileção pela carne de crianças recém-nascidas. A fim de encontrá-las, ele vaga durante altas horas da noite, transformando-se em um bode preto comum para não ser reconhecido. Ao cruzar com um durante a noite, é bom manter distância pois dizem que o Maçone também tem o costume de atacar e matar pessoas mesmo que não sejam aquelas de que ele irá se alimentar.

Antônio Carlos Affonso dos Santos, pesquisador e autor do livro Pequeno Dicionário de Caipirês, de 2001, cita o Maçone no mesmo e, contatado pelo escritor Caio Sales, da Gazeta Bragantina, para dar mais informações sobre ele, afirmou suspeitar de que a origem do mito do Maçone tenha possivelmente surgido no século XVIII, como uma distorção da figura dos maçons. Já naquela época, os mesmos eram alvos de desinformação e de inúmeras invenções que geravam medo na população.

Arte de Márcio Luiz Quedinho

fontes:




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Legal não conhecia essa lenda daqui a pouco o blog vai tá com 500 postagem só do folclore brasileiro

    ResponderExcluir
  2. TAMBÉM NÃO CONHECIA. GOSTOS DESTA LENDAS MAIS OBSCURAS E MAIS LOCAIS.
    O BLOG DA VISIBILIDADE PARA ESSAS LENDAS E MANTEM ELAS VIVAS PARA NÃO CAÍREM NO ESQUECIMENTO.

    ResponderExcluir
  3. Quanto seres folclóricos a gente não conhece ainda ?
    O Brasil é bem rico em lendas

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby