Image Map

2 de maio de 2013

Viracocha

۞ ADM Sleipnir




Viracocha é o grande deus criador da pré-Inca e da mitologia Inca na região andina da América do Sul. O nome completo e algumas alternativas de ortografia são Wiracocha,  Apu Qun Tiqsi Wiraqutra, e Con-Tici (também escrito Kon-Tiki) Viracocha. Viracocha era uma das divindades mais importantes do panteão Inca e era visto como o criador de todas as coisas, ou a substância a partir da qual todas as coisas foram criadas, e está intimamente associado ao mar.  Viracocha criou o universo, sol, lua, e as estrelas, o tempo (por comandar o sol se mover sobre o céu) e a civilização. Ele era adorado como deus do sol e das tempestades e sempre é representado usando o sol como coroa, com raios em suas mãos, e lágrimas descendo dos olhos como chuva.

O Mito da criação


De acordo com a "História dos Incas", de Pedro Sarmiento de Gamboa,  Os nativos daquela terra afirmavam que, no início, e antes que este mundo fosse criado, havia um ser chamado Viracocha. Ele criou um mundo de trevas, sem sol, lua ou estrelas. Devido a esta criação foi nomeado Pachayachachi Viracocha, que significa "Criador de todas as coisas." E após a criação do mundo, ele pintou e esculpiu uma raça de gigantes de grandeza desproporcional  para ver se seria bom fazer verdadeiros homens desse tamanho. Ele então criou o homem à sua semelhança como estão agora, e eles ainda viviam na escuridão.

Viracocha ordenou que estas pessoas deveriam viver sem brigas, e que eles devem conhecê-lo e servi-lo. Mais os homens se tornaram ruins, e ele decidiu puni-los. Ele os transformou em pedra, dentre muitas coisas, e alguns foram engolidos pela terra e outros pelo mar. Um dilúvio, que os nativos chamam de uñu pachacuti, que significa "água que subverte a terra", veio sobre eles. Eles dizem que choveu 60 dias e noites, e que se afogaram todas as coisas criadas, e que só permaneram alguns vestígios daqueles que foram transformados em pedras, como um memorial do evento, e como um exemplo para a posteridade, nos edifícios da Pucara, que estão à 60 léguas de Cuzco.


Mais tarde, em outro texto (O Pastor de Ovelhas e a Virgem do Sol), Viracocha colocou seus dois filhos - um menino e uma menina - em um barco sobre o Lago Titicaca. "Ele colocou seu cajado dourado nas mãos de seu filho. Ele disse para o seu filho guiar os homens a um lugar onde esse cajado, ao ser largado sobre a terra, afunda-se nela." O menino encontrou o lugar onde os homens moravam, e reuniu muitas tribos, e parou no local onde o cajado de ouro afundou na terra. E ele mostrou  aos homens muitas coisas maravilhosas até a vinda de seu pai, o deus Viracocha, que veio do leste.

"Ele viveu entre os homens, e ensinava-lhes muitas artes. Ele era, como os sacerdotes daqueles que foram antes dos Incas dizer aqui, mostraram que os homens como trazer fluxos de água para as suas culturas, e lhes ensinou como construir terraços em cima as montanhas onde as culturas cresceriam. Ele montou uma grande cruz sobre a montanha Caravay . E quando o pássaro que grita quatro vezes na madrugada gritou, e a luz caiu sobre a cruz que ele tinha criado, Viracocha passou de entre os homens. Ele desceu para o mar, e ele atravessou-a para o oeste. Mas ele disse a aqueles a quem ele havia deixado para trás que ele iria enviar mensageiros que  iriam protegê-los e dar-lhes renovado conhecimento de tudo o que ele lhes havia ensinado. " 

Viracocha desapareceu eventualmente através do Oceano Pacífico (andando sobre a água), desencadeando perto de Manta no Equador, e nunca mais voltou. Pensava-se que Viracocha voltaria a aparecer em momentos de dificuldade. Quando os espanhóis chegaram para conquistar a América do Sul, os habitantes pensavam que eles eram os mensageiros de Viracocha, porém foram o seu fim.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

12 comentários:

  1. Bastante interessante, ajudou no desenvolvimento da minha pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Uma pergunta: se Viracocha é tido como único deus Criador da mitologia Inca, qual seria o papel de Pachamama (ou MamaPacha) na Criação, para esta mesma cultura? Já que ela é a propria Terra e também já existia para povos anteriores aos Incas... Ela e Viracocha estariam ligados??? Desde já grata e parabéns pelo site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viracocha não é o único deus criador, ele foi o primeiro, e segundo a mitologia ele criou a Terra. Como Pachamama é considerada a personificação da terra, eu entendo que ela é criação de Viracocha.

      Sobre Pachamama, ela é uma divindade ligada a fertilidade e ao sexo feminino. Essa fertilidade abrange a agricultura, os animais e os seres humanos.

      Excluir
  3. o site é bom mas a letra é horrível de se ler, muda a letra vermelha pra branca no fundo preto

    ResponderExcluir
  4. Deus criador de todas as coisas, cruz, um deus que pede para a humanidade ser boa, que deveriam conhecer e servir esse deus, a corrupção do homem, a punição com o dilúvio, um menino e uma menina, que aliás, em outros sites é dito que são responsáveis por darem nome aos animais como no relato do Gênesis. Quem sabe os incas não tiveram um contato com o deus criador mencionado na Bíblia. E com o tempo os mitos incas sofreram algumas mudanças. É só um palpite.

    ResponderExcluir
  5. ta tudo no livro de mórmon gente essa exata descrição

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto sobre " Viracocha ". Eu não conhecia o blog, acabei encontrando-o numa pesquisa que estava fazendo para comentar sobre a " Porta do Sol " ( Gate of the Sun / Puerta del Sol ) em Tiauanaco, no território da atual Bolívia. Nota 10 !

    ResponderExcluir
  7. O único criador de tudo e de todos é Deus e pronto....

    ResponderExcluir
  8. uma pergunta. tem como o senhor fazer uma postagem futura sobre esses antigos gigantes incas e como eram chamados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei mais nada sobre eles além do que já falei a respeito nesse post. Mas encontrando qualquer outra informação posso complementar esse post no futuro.

      Excluir
  9. Viracocha ajudou os Nazcas e Tiwanakus até o ano 800 e dpois sumiu e as duas civilizações desapareceram juntas, voltou em 1400, 600 anos depois e ajudou os incas e sumiu em 1500, ele pode levar 600 anos para ir a sua estrela e voltar então se saiu em 1500 ainda nesse século ele voltará a visitar o planeta Terra

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby