Image Map

5 de agosto de 2014

Héstia

۞ ADM Sleipnir

Arte de Markus Stadlober

Héstia (do grego Ἑστια, "lareira") é a deusa grega dos lares e dos laços domésticos. Como a deusa da lareira da família ela também presidia o cozimento do pão e a preparação das refeições domésticas. Héstia também era a deusa da chama de sacrifício e recebia sempre uma parte de todos os sacrifícios feitos aos deuses. Era costuma ser representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Haviam imagens suas nas principais cidades gregas, mas sua figura severa e simples não servia como fonte de inspiração para os artistas.

Filha de Cronos e Réia, Héstia foi a primogênita do casal, e assim foi a primeira criança a ser devorada pelo pai.  Mais tarde, Zeus forçou o Titã a vomitar Héstia e seus irmãos. À medida que ela foi a primeira a ser engolida, ela também foi a última a ser vomitada, e assim foi nomeada como sendo "a mais velha e a mais jovem" dos seis crônidas. Ela também participou da Titanomaquia, onde auxiliou no combate contra os Titãs. Uma vez que os crônidas venceram, ela também se tornou uma deusa olímpica.

Arte de Genzoman

Héstia era considerada uma das divindades mais bondosas, modestas e gentis dentre os demais olimpianos. Prova disso é que não se envolvia em guerras ou qualquer outro tipo de conflito. Ela inclusive cedeu o seu lugar entre os deuses olímpicos para Dionísio, afim de evitar intrigas, e em gratidão a este gesto, Zeus lhe entregou as as chaves do palácio do Olimpo, tornando-a a protetora do lar dos Deuses. Ela era constantemente cortejada por Poseidon e Apolo, mas não estava disposta a se casar e pediu a Zeus para intervir pois queria manter-se virgem eternamente. Zeus então lhe concedeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.

Não existem muitos mitos envolvendo sua figura. Sabe-se que ela foi a responsável pela criação do conceito de Santuário para proteger a todos que precisam, e isso se tornou algo sagrado para todos seus seguidores. Em uma anedota contada por Ovídio, o deus Priapo tentou estuprá-la, mas foi impedido por um jumento, cujo zurrar o levou a perder a ereção no momento crítico e a acordou. Ela gritou quando viu Priapo, fazendo-o fugir de vergonha. 

Ao contrário dos outros deuses olímpicos, Héstia não tinha uma cidade sagrada específica, porém todas as cidades tinham um altar consagrado a ela. Héstia era adorada como protetora das cidades e das colônias e quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria instalado o poder político da nova cidade. Em Roma, Héstia era cultuada como Vesta e o fogo sagrado era o símbolo da perenidade do Império. Suas sacerdotisas eram chamadas vestais, faziam voto de castidade e deveriam servir à deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das vestais.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Deveriam falar sobre o Deus das Plantas venenosas Dirio, ele é um deus grego desconhecido por muitas pessoas :D Poderiam também falarem sobre o panteão de deuses e criaturas brasileira/Tupi-Guarani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu conheço bem mitologia grega mas nunca ouvi falar desse deus. Se conseguir encontrar algo eu trarei ao blog. Sobre a mitologia tupi guarani, tem poucas fontes para pesquisa disponíveis. Sempre que consigo algum material a respeito eu trago ao blog.

      Excluir
    2. Se você tiver fontes que falem sobre Dirio, pode compartilhar conosco!

      Excluir
    3. Bom, achei um minima que é num arquivo sobre Hamadríade. Ele é um filho de Zeus com á hamadríade Carya, foi um dos diversos casos de Zeus/Júpiter.

      Minimo trecho que encontrei sobre ele: A hamadríade, Carya certa vez teve um caso com Zeus, o que gerou Dirio, o deus das plantas venenosas.

      Pedi porquê realmente me interessei e pensei que vocês aqui do blog poderiam dar alguma informação, mas obrigado pela atenção.

      Qualquer coisa eu mandarei se encontrar mais coisas sobre ele.

      Bom, queria pedir um post sobre o Ymir da mitologia Nórdica. Gosto dele e queria ler algo aqui sobre ele. :D

      Obs: Sou o Emerson de cima ú-u Vou em identificar como Ymir agora ú-u

      Excluir
    4. Blz, assim que possível estarei trazendo um post sobre o Ymir tbm.

      Excluir
  2. porque não pode copiar aff q saco

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby