Image Map

26 de setembro de 2021

Beithir

۞ ADM Sleipnir

Arte de NewtandThistle

Beithir ("serpente", "relâmpago" ou "raio" em gaélico; também conhecida como Beithir-nimh, "serpente venenosa", ou Nathair, "serpente" ou "víbora") é uma criatura pertencente ao folclore escocês, considerada um fuath (termo geral para vários monstros e espíritos associados à água). Ela é descrita como "a maior e mais mortal espécie de serpente" ou como um dragão (embora não tenha características comuns dos mesmos, como asas ou um hálito de fogo). 

Dita habitar em cavernas montanhosas e vales, Beithir possui uma ferroada venenosa cujo a cura está atrelada a uma condição especial. Uma vez picada pela criatura, a pessoa deve se dirigir ao corpo de água mais próximo, como um rio ou lago. Se a pessoa conseguir chegar antes do Beithir, ela estará curada, porém caso o Beithir chegue no local primeiro, ela estará condenada a morte. Outra cura relatada para a picada de uma Beithir são as águas de um local onde a cabeça de uma serpente foi depositada.

Uma lenda conta que se uma serpente comum for morta, sua cabeça deve ser separada de seu corpo, levada a uma certa distância do corpo e depois destruída, caso contrário, as duas partes se uniram novamente e a serpente retornará à vida como um Beithir. No livro Scottish Folklore and Folk Life (1935), o escritor Donald Alexander Mackenzie traçou uma possível conexão entre essa lenda envolvendo Beithir e a mitológica bruxa conhecida como Cailleach Bheur. Em uma história, Cailleach foi morta por um caçador e teve seu corpo cortado em pedaços. Porém, ela volta à vida após todas as partes de seu corpo se juntarem novamente. Mackenzie sugeriu em sua obra que Beithir seja uma das formas da Cailleach.

Confusão com o Behir

Behir é uma criatura presente em Dungeons & Dragons possivelmente inspirada no Beithir folclórico, com a adição de inúmeros pares de pernas em seu corpo serpentino. Apesar deste ser um atributo exclusivo do Behir, não sendo citado em nenhuma fonte como sendo também do Beithir, quase todas as artes envolvendo o Beithir atualmente apresentam essa característica.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Essa criatura lembra o famoso Monstro do Lago Ness em alguns aspectos.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que uma diferença que possa se destacar entre o behir e o beithir, é que o beithir eu imaginária como uma cobra gigante com quatro patas com algumas caractéristicas de amfibio já que ele vive el lagos fiacria interessante assim ao meu ver

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby