Image Map

15 de setembro de 2021

Sơn Tinh

۞ ADM Sleipnir

Sơn Tinh (ou também Tản Viên Sơn Thánh) é uma divindade pertencente à mitologia vietnamita, descrito como o deus que governa a cordilheira Tan Vien (ou Ba Vì). Ele também é um dos Quatro Imortais (Tứ bất tử), grupo composto por quatro personagens míticos que teriam ajudado figuras históricas vietnamitas ao longo da história, sendo Sơn Tinh geralmente considerado o primeiro deles. Suas representações nas artes geralmente o trazem empunhando um machado.

Sơn Tinh é o protagonista de uma famosa lenda, onde ele disputa a mão de uma princesa com Thủy Tinh, o "Senhor das Águas".

A disputa entre Sơn Tinh e Thủy Tinh

Hùng Vương, o 18º rei da dinastia Hồng Bàng, tinha uma filha muito bela chamada Mỵ Nương. Tão logo ela atingiu a maioridade, o rei começou sua busca para arranjar um bom casamento para ela. Hùng Vương desejava encontrar um genro especial, alguém que fosse bonito, inteligente e habilidoso para se casar com sua amada filha. Para encontrar tal indivíduo, o rei realizou um concurso oficial, onde qualquer um que pudesse provar seu valor, receberia a mão de sua filha. Príncipes, estudiosos, escritores famosos, artistas talentosos, ricos empresários e homens com vários talentos vieram de todas as partes para dar o seu melhor. Entre esses homens estavam dois particularmente extraordinários: Sơn Tinh, o deus da montanha, e Thủy Tinh, o senhor das águas. Quando o rei pediu que eles lhe mostrassem suas habilidades, Sơn Tinh acenou com a mão no ar e árvores cresceram instantaneamente do solo formando uma grande floresta. Ele também fez com que montanhas se erguessem da terra proferindo apenas uma única palavra mágica. Seu rival Thủy Tinh também tinha poderes semelhantes. Ao acenar com a mão, ventos começaram a soprar. Quando ele proferiu uma palavra mágica, fez com que o nível do mar aumentasse. 

Como Sơn Tinh e Thủy Tinh atendiam a todos os critérios exigidos para se tornar marido de Mỵ Nương, era difícil para o rei escolher entre eles. Eventualmente, Hùng Vương decidiu apresentar um desafio final. Os dois deveriam partir em busca de presentes de casamento especialmente selecionados pelo rei, e o primeiro que chegasse com esses presentes no dia seguinte receberia a mão de Mỵ Nương em casamento. Esses presentes de casamento exclusivos incluíam um elefante de nove presas, um galo de nove esporas e um cavalo de nove crinas. Tão logo o sol nasceu no dia seguinte, Sơn Tinh surgiu no horizonte trazendo os presentes requeridos pelo rei, e como prometido, recebeu Mỵ Nương como esposa e a levou para sua morada na montanha Tản Viên.

Thủy Tinh chegou poucos minutos depois, e ao perceber que havia perdido a disputa, ficou extremamente furioso. Ele e seus servos perseguiram Sơn Tinh tentando trazer Mỵ Nuong de volta. Não querendo aceitar a derrota, Thủy Tinh provocou chuvas torrenciais, rajadas de vento, trovões e relâmpagos, e também elevou o nível do mar na tentativa de derrotar Sơn Tinh. No entanto, conforme o nível do mar subia, Sơn Tinh usava sua magia para aumentar o nível das montanhas. Ele também criou diques para proteger as pessoas e suas propriedades, porém não conseguiu evitar que algumas acabassem tendo suas terras, plantações fossem destruídas.

A batalha entre Sơn Tinh e Thủy Tinh durou incontáveis ​​dias, mas eventualmente Thủy Tinh ficou cansado e baixou o nível do mar. Entretanto, ele nunca perdoou Sơn Tinh nem desistiu de seu desejo em ter Mỵ Nuong como esposa. Assim, todos os anos, as pessoas sofrem inundações como consequência do eterno conflito entre o deus da montanha e o senhor do mar.

Arte de Bachzim
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Tem algum post sobre esses quatro imortais? Achei interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho outro post falando sobre outro deles, Thanh Giong: o https://portal-dos-mitos.blogspot.com/2020/07/thanh-giong.html

      Sobre o gurpo em si, você só vai encontrar algumas informações em sites em inglês e vietnamitas, pesquisando por Tứ bất tử

      Excluir
  2. Parabéns pela qualidade e dedicação.
    Estava procurando um texto sobre mitologia vietnamita hoje e não tinha encontrado um texto tão bom quanto este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Você não imagina o trabalho que deu pra fazer esse post. Muito difícil achar material de qualidade pra trabalhar em cima e fazer algo bom.

      Excluir
  3. eu já estava esperando que o son tinh atirasse raios através do seu machado

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby