Image Map

15 de março de 2022

Os Yokais das Cinzas de Tohoku

۞ ADM Sleipnir

Akubōzu, arte de な ん ば き び 

A região de Tohoku (東北地方), localizada ao nordeste do Japão, por algum motivo peculiar possui várias histórias sobre yokais que surgem quando alguém resolve brincar com as cinzas de uma lareira.

Na prefeitura de Akita (em particular nos distritos de  Senboku-gun e Ogatsu-gun)  e também na província de Iwate, um yokai chamado Akubōzu (japonês 灰坊主 ou あくぼうず, literalmente "monge das cinzas") é dito viver nas lareiras e aparece quando alguém se aproxima delas para brincar com suas cinzas. Além disso, no distrito de Kunohe-gun em Iwate, é dito que Akubōzu também aparece se você tomar banho duas vezes, comer arroz oferecido em um altar budista ou, para deixar tudo mais esquisito, se você entrar no banheiro completamente nu.

No distrito de Ninohe-gun, também na prefeitura de Iwate, aqueles que brincam com as cinzas de uma lareira são arrastados para dentro dela e devorados por um yokai chamado Amanesaku (アマネサク). Este yokai em particular é as vezes referido como sendo uma espécie de Amanojaku (yokais perversos, considerados deuses malignos ou demônios (onis)). Em Tono, ainda em Iwate, um yokai chamado Boko (ボコ) ataca as pessoas quando estas cavam as cinzas das lareiras. Este yokai é citado pelo folclorista Kunio Yanagita (1875-1962), em seu livro "Tono Monogatari Hosho".

Na prefeitura de Aomori, localizada no extremo norte da ilha de Honshu, há o  Agubanba (あぐばんば), um yokai descrito como um homem idoso com uma boca localizada acima de sua cabeça, e que também devora aqueles que mexem nas cinzas

Não encontrei nenhuma explicação plausível para a existência de tantas histórias sobre yokais ligados as cinzas em uma só região. Presumo que a intenção era manter as crianças longe de fornalhas e lareiras, mas o porquê de tantos diferentes e concentrados em Tohoku é um mistério.

Arte de Rariatoo

fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Mais um incrível post! agora, qual a diferença entre yokai e oni, nunca entendi direito?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Yokai é um termo geral, engloba centenas, talvez milhares de seres com as mais variadas formas, hábitos e origens. Oni é uma espécie apenas de yokai.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby