Image Map

7 de dezembro de 2022

A Origem do Papagaio (Papagaio que Faz Crá-Crá-Crá)

۞ ADM Sleipnir

Arte de Leandro Emanuel

De acordo com uma lenda dos bororos, tribo indígena situada no Mato Grosso, antigamente havia um menino muito guloso, que comia tudo o que via pela frente. Tamanha era a sua gula que ele sequer mastigava a comida antes de engoli-la.

Certo dia, sua mãe encontrou algumas mangabas e assou-as na cinzas. Sem querer esperá-las esfriarem, o menino comeu todos os frutos, tirando-os diretamente do fogo e engolindo-os sem mastigá-los. Os frutos da mangabeira possuem uma polpa viscosa que se mantém quentíssima por muito tempo. Ao engoli-los quentes como estavam, os frutos queimaram-lhe a garganta e também o estômago, causando-lhe muitas dores. 

Arte de J.Lanzellotti para o livro Antologia Ilustrada do Folclore Brasileiro

O menino tentou vomitá-los, fazendo toda a força que podia. Sua garganta arranhava e grunhia um som semelhante a CRÁ-CRÁ-CRÁ, e apesar de todo o esforço, os frutos não saíram, ficando entalados em sua garganta. Nesse momento, começaram a crescer asas e penas em seu corpo, e o menino tornou-se um pássaro por completo, o qual conhecemos como papagaio, e que até os dias de hoje reproduz o mesmo som: CRÁ-CRÁ-CRÁ.

Arte de Márcio Luiz Quedinho

fontes:




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Legal isso seria origem do papagaio ou das caturrita? mas uma pessoa que virou um encantado sempre me impressiono com o quanto o nosso folclore é rico porém desvalorizado pelo resto do mundo o nosso folclore sempre tem lendas para serem contadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lenda fala sobre papagaios, em todos os lugares em que pesquisei.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby