Image Map

29 de dezembro de 2022

O "Dragão" de Mordiford

۞ ADM Sleipnir

Arte de maurilustrador

O chamado Dragão de Mordiford é um wyvern pertencente ao folclore da  vila de Mordiford, localizada no condado de Herefordshire, nas Midlands Ocidentais, Inglaterra. Diz-se que seu covil ficava na floresta de Haugh Woods, de onde ele costumava sair para beber água na confluência dos rios Wye e Lugg. Ele também aterrorizou a vila de Mordiford por um tempo, até ser finalmente combatido e morto por um nobre local.

Lenda

Quando ainda era apenas um filhote, o wyvern foi encontrado por uma garotinha habitante de Mordiford, chamada Maud. A menina, que queria desesperadamente um animal de estimação, ficou muito empolgada com o filhote, que era brilhante e possuía asas pequenas e translúcidas. 
Ela o levou para casa para mostrar aos pais, e estes imediatamente perceberam que o que Maud havia trazido se tratava de um filhote de wyvern. Eles ordenaram que Maud o levasse de volta para onde ela o havia encontrado, pois ele acabaria causando problemas na vila. Indignada, Maud fingiu obedecer a ordem de seus pais, e em vez de devolve-lo, ela o escondeu em um lugar seguro na floresta. Lá, ela o visitava todos os dias e o alimentava com leite. Ela também brincava com ele e se divertia vendo-o tentando voar. Ele crescia muito a cada mês, e eventualmente assumiu uma tonalidade esmeralda e desenvolveu asas grossas e poderosas. 

Após atingir a maturidade, a fome do wyvern não podia mais ser satisfeita apenas com leite – agora ele tinha um enorme apetite por carne. Logo, ele começou a atormentar as fazendas locais, matando seu gado, especialmente vacas e ovelhas. Os fazendeiros que tentaram deter seus ataques acabaram tornando-se parte de seu banquete. Maud, também já crescida, era a única livre e segura dos ataques do wyvern, que para ela era mais que um animal de estimação, era um amigo. Ela continuava a visitá-lo na floresta e constantemente implorava que ele parasse de atacar Mordiford. Seus apelos porém eram em vão. A besta, totalmente madura, matava tudo e todos que encontrava pelo caminho.

Cansados dos contínuos ataques, os habitantes de Mordiford procuraram a ajuda dos nobres da região. Um homem chamado Garstone, pertencente a uma nobre família local se voluntariou a por um fim a fera de uma vez por todas. Usando uma armadura completa, ele partiu em direção ao covil do wyvern, encontrando-o praticamente camuflado em meio a vegetação da floresta. Assim que o viu, o wyvern lançou uma rajada de fogo contra ele, que conseguiu evitá-la. Armado com uma lança, o homem atirou-a contra a garganta do wyvern, perfurando-o e levando-o ao chão. Quando estava prestes a acabar com o moribundo wyvern com sua espada, Maud irrompeu da floresta ao redor louca de raiva e de tristeza, e prostrou-se sobre o corpo do seu amigo. O nobre guardou sua espada e partiu para informar aos aldeões sobre a morte do wyvern, enquanto Maud permaneceu no local chorando e lamentando seu fim. 

Outra versão dessa lenda conta que Garstone se escondeu em um barril perto do local onde o wyvern costumava pousar para beber água. Tão logo ele apareceu, Garstone saiu do barril e deu um jeito no mesmo. Não se sabe como ele o matou, nem mesmo se ele o matou de fato, pois Garstone não teria revelado os detalhes. Dizem que ele teria feito um acordo com o wyvern, convencendo-o a caçar somente na floresta e deixar o gado de Mordiford em paz. 

A história continua a fazer parte da cultura de Mordiford, sendo continuamente mencionada nos registros da cidade. Um retrato do wyvern está presente na igreja local, no entanto, trata-se apenas de uma réplica do retrato original, que foi destruído em 1811 por ordem de um vigário da mesma, pois segundo ele dragões eram "um sinal do diabo".


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. muito bom, agora a parte que ele sobrevive é interessante, será que a menina não conseguiu salvar o wyvern, tipo cuidando dele?! mais paranado pra pensar acho que ele morreu por causo do ferimento da lança

    ResponderExcluir
  2. Acho que agora da para colocar folclore e mitologia britânica ou inglesa/ país de galês só não coloca os Abglo Saxões juntos, pois é uma coisa totalmete diferente

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby