Image Map

27 de março de 2023

Dakini

۞ ADM Sleipnir

Dakini (japonês 荼枳尼 ou だきに, sânscrito डाकिनी; comumente chamada no Japão de Dakiniten; também conhecida como Daten, Shinko'ō, Kiko Tennō) é uma deusa esotérica e uma figura importante no Budismo Shingon. Ela geralmente é retratada como uma bela mulher vestida ou seminua, carregando uma joia que realiza desejos e montando uma raposa branca. Ela é reverenciada em todo o Japão como uma deusa da comida e grãos, raposas e boa sorte, que está disposta a realizar qualquer desejo. Ela serve Benzaiten, a deusa da sabedoria, e Daikokuten, o deus dos grãos. No sincretismo xintoísta-budista, ela é associada ao kami Inari

Dakini era uma deusa importante para a nobreza e as classes samurais durante a Idade Média. Tanto o xogun quanto o imperador veneraram e oraram a Dakini, acreditando que não fazê-lo traria o fim de seu governo. Rituais secretos relacionados à adoração de Dakini foram transmitidos oralmente pela casa imperial, e tornaram-se parte integrante da cerimônia de entronização do imperador.

A adoração a Dakini envolvia técnicas secretas para invocar sua magia negra. Acreditava-se que o conhecimento dos segredos mais profundos de sua adoração esotérica concedia poder ilimitado. A capacidade de prender um kitsune e forçá-lo a executar o kitsunetsuki (possessão de raposa) estava entre os poderes que Dakini concedia a seus adoradores.

Kitsunetsuki 

Origem

Dakini possui sua origem na cosmologia indiana e budista, onde não era somente um único ser, mas uma raça de demônios irados que serviam a deusa Kali e se banqueteavam com a carne dos humanos. Elas eram espíritos enérgicos, sábios e parecidos com musas. Pareciam belas mulheres nuas, carregavam espadas temíveis para cortar corações e bebiam sangue em taças feitas de crânios. As Dakinis ouviram os ensinamentos do Buda e se converteram ao budismo. Embora exigissem carne humana para sobreviver, como parte de sua submissão ao budismo, elas prometiam se banquetear apenas com a carne dos mortos recentemente. Para garantir que não morreriam de fome, as dakinis receberam o poder de ver seis meses no futuro. Dessa forma, eles poderiam esperar perto das pessoas que iriam morrer em breve e se deliciar com sua carne antes que outros demônios comedores de carniça chegassem.

Na China, as Dakinis passaram a ser associadas a chacais (possivelmente devido ao fato de que tanto dakinis quanto chacais se alimentavam de carniça). Chacais não existiam na China, mas eram descritos como sendo feras inteligentes, perversas e mágicas que se alimentam de humanos e se parecem com cachorros. Essa descrição se encaixa perfeitamente no folclore chinês sobre raposas, que se disfarçam de belas mulheres e se alimentam da força vital humana. Chacais também não existiam no Japão e, portanto, a palavra para chacais - yakan - era considerada sinônimo de raposas no Japão. Assim, a interpretação japonesa de Dakini tornou-se associada a raposas.

Na época em que o budismo foi transmitido da Índia, através da China, para o Japão, as Dakinis se fundiram com vários conceitos budistas, xintoístas, do onmyōdō e folclóricos, e deixaram de ser uma raça de espíritos demoníacos para se tornarem uma única deusa.

Como resultado de sua longa e complicada história e da natureza esotérica de sua prática religiosa, Dakini é conhecida por muitos nomes diferentes, como Shinko'ō ("Rainha dragão raposa"), Kiko Tennō ("Nobre Imperatriz Raposa"), e muitos mais devido ao seu sincretismo com Inari.

Lenda

O Genpei seisuiki (源平盛衰記), uma narrativa estendida do Conto do Heike descreve um encontro com um servo de Dakini. Há muito tempo, um jovem samurai empobrecido chamado Taira no Kiyomori atirou em uma raposa enquanto caçava. Ele pensou que a tinha matado, mas para sua surpresa a raposa de repente se transformou em uma linda mulher. Ela explicou que era uma serva de Dakini, e prometeu que se Kiyomori poupasse sua vida, ela faria com que todos os seus desejos se tornassem realidade. Kiyomori a soltou e começou a rezar para Dakini. Fiel à palavra da raposa, não muito depois disso, a sorte de Kiyomori começou a mudar. Sua família ganhou destaque e ele se tornou rico e poderoso. Ele continuou a adorar Dakini e, por um tempo, os Taira foram o clã samurai mais poderoso do Japão. Seu sucesso é frequentemente creditado à influência de Dakini.


fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Essa lenda me fez lembrar uma personagem do mangá Ao no Exorcist chamada Izumi. Ela possue uma relação com espírito/deusa raposa.

    ResponderExcluir
  2. O que seria o budismo shingn poderia dar uma explicação sobre isso por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Budismo Shingon é uma religião que foi estabelecida pelo monge Kôbô Daishi (Kûkai) no começo do período Heian (século IX). Não conheço muito sobre a doutrina ou as práticas, mas li que uma de suas principais características é a transmissão obrigatória dos conhecimentos do mestre budista diretamente para seus discípulos.

      Excluir
  3. Interessante poderia falar sobre os clã Taira no blog seria legal ter o clã mais poderoso no blog

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby