Image Map

19 de dezembro de 2022

Dzunukwa

۞ ADM Sleipnir


Dzunukwa (também Tsonoqua ou Tsonokwa, pronuncia-se zoo-noo-kwah, também conhecida como Ogra da Cesta) é uma criatura presente na mitologia dos Kwakiutl (auto denominados Kwakwaka'wakw), povos indígenas norte-americanos que tradicionalmente habitam a região onde hoje é a Colúmbia Britânica, Canadá. Dita viver nas montanhas e florestas, ela é uma espécie de ogra gigante e nua, descrita como tendo pele escura, cabelos desgrenhados e seios grandes e pendentes.

Dzunukwa é muito temida pelas crianças kwakiutl, pois ela possui o hábito de sequestrá-las, colocando-as dentro de um cesto e levando para o seu covil para comê-las mais tarde. Já para os adultos, ela era vista como uma portadora de riquezas, e acredita-se que ela concede bênçãos maravilhosas para os homens que forem capazes de dominá-la.

 

Alguns mitos dizem que ela é capaz de ressuscitar dos mortos e regenerar qualquer ferida. Porém, ela possui visão limitada e também é um tanto estúpida e sonolenta, o que torna mais fácil evitar ser capturado por ela. Dizem também que ela emite um grande choro para atrair suas vítimas; o som do vento soprando nos cedros também é dito ser na verdade o seu chamado.

Mitos

De acordo com um mito, certa vez Dzunukwa teve seu filho morto por caçadores. Ela acabou encontrando um jovem órfão que a guiou até o corpo de seu filho, e também ajudou-a a carregá-lo até o seu covil. Em agradecimento ao jovem, ela jogou sobre o mesmo e sobre o corpo de seu filho um pouco de água. Essa água possuía propriedades mágicas, que ressuscitaram o filho de Dzunukwa e transformaram o jovem órfão, deixando-o com uma bela aparência. Ela também ensinou ao jovem o segredo de como fazer as pessoas ressuscitarem com a água, e ele o utilizou para ressuscitar seus pais.

Outro mito conta que certa vez uma tribo conseguiu enganá-la e fazê-la cair em uma fogueira. Ela passou muitos dias queimando, e embora tentasse se regenerar, era novamente consumida pelas chamas, até que finalmente morreu. Ainda de acordo com esse mito, suas cinzas se transformaram em mosquitos.

Arte de Joe Holdsworth

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Ela é basicamente uma mistura do Pé grande com o Krampus que
    Tem fator de cura acelerado,com
    Certeza daria trabalho pros
    Vingadores

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é incrível,sempre me
    Surpreendo quando venho ler e
    Nunca fica repetitivo,em especial
    Porquê estou escrevendo um livro
    De fantasia e aqui foi uma grande
    Fonte de inspiração

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby