Image Map

23 de setembro de 2012

Kraken

۞ ADM Sleipnir


O Kraken foi um lendário monstro marinho, em forma de polvo ou lula, que ameaçava e destruía navios nos mares da Noruega e da Islândia. Ao contrário do que muitos pensam, o Kraken não é oriundo da mitologia nórdica, pois não existe nenhum registro de seu aparecimento nos Eddas. O Kraken também é confundido por ser visto na mitologia grega como uma sépia gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa, mas também não existem registros do Kraken na mitologia grega.

O tamanho colossal e a ferocidade fizeram dele o tornaram um mito, conseqüentemente uma criatura muito requisitada em livros de ficção. A lenda pode ter sido originada de visões de lulas gigantes, que podem atingir 13 metros, incluindo os tentáculos; essas criaturas são raras e normalmente vivem nas profundezas, mas podem ter sido vistas na superfície e reportadas atacando pequenas embarcações. Kraken é o plural de krake, uma palavra de origem escandinava designada a algo insalubre. No alemão moderno, krake pode significar polvo, mas não se refere ao lendário Kraken.



Embora o nome Kraken não apareça nas histórias escandinavas, havia monstros similares a ele, como o Hafgufa e o Lyngbakr, ambos descritos em Örvar-Odd's Saga e no texto norueguês de 1250,Konungs skuggsjáNa primeira edição do livro Sistema Natural, do zoologista Carolus Linnaeus, kraken foi classificado como cefalópode e seu nome científico ficou como Microcosmus, porém foi excluído nas edições seguintes. Kraken, por séculos, foi objeto de estudo, Pontoppidan o descreveu como "do tamanho de uma ilha" e afirmou que o perigo não era ele em si, mas sim a redemoinho que se formava após ele mergulhar rapidamente para o fundo do mar, e inspiração para muitos escritores de ficção, como Júlio Verne, em seu livro Vinte Mil Léguas Submarinas ou em filmes, como o mais atual Piratas do Caribe.

Alfred Lord Tennyson, poeta inglês famoso por seus poemas que remetem temas mitológicos, descreveu Kraken da seguinte forma:

"Sob os trovões da superfície, nas profundezas do mar abissal,o kraken dorme sempiterno e sossegado sono sem sonhos.Pálidos reflexos se agitam ao redor de sua forma obscura;vastas esponjas de milenar crescimento e altura se inflam sobre ele,e no fundo da luz enfermiça polvos inumeráveis e enormesagitam com braços gigantescos a verdosa imobilidade desecretas celas e grutas maravilhosas.Jaz ali por séculos e ali continuará adormecido,cevando-se de imensos vermes marinhos,até que o fogo do Juízo Final aqueça o abismo.Então para ser visto por homens e por anjos,rugindo sugirá e morrerá na superfície."

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

19 comentários:

  1. muito bom teu site cara ta de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Lembrei do Filme Piratas no Caribe

    ResponderExcluir
  3. adoro animais mitologicos

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro o Kraken do filme "Clash of the Titans" ou Fúria de Titãs, até arrepia na hora em que ele mostra a face e dá aquele rugido.

    ResponderExcluir
  5. O Kraken faz parte do folclore escandinavo sim. O próprio autor do texto admite que a palavra Kraken tem origem nos idiomas germânicos.
    Nem tudo o que se refere aos mitos, muito menos do folclore nórdico, está nas Eddas. Se fossem assim Huldra, Skogsran, elfos e trolls deveriam ser tirados do folclore nórdico também, porque não tão nas Eddas.
    Cultura oral, filhote. O que foi escrito foi realmente muito pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FILHOTE spartakus seemann, nós pesquisamos bastante antes de postar. E nossas postagens são feitas de acordo com nossas fontes, que na maioria das vezes esta no final do texto. Eventualmente estamos acrescentando ou retirando informações.
      Se gostou deixa um comentário. Se não concorda seja educado ao expor seu ponto de vista e se não gostou passa reto e aprende a ter respeito pelos outros e não chamar de filhote, porque ninguém aqui é sustentado por você não.

      Excluir
    2. Na verdade elfos e trolls são aparecem nas Eddas.

      Excluir
  6. Legal o artigo, mas já li várias coisas sobre o kraken na mitologia grega. Inclusive quem o-criou foi Cronos. abç

    ResponderExcluir
  7. Por favor, poderiam postar as fontes?
    Estou procurando por mais informações a respeito da origem do monstro e, particularmente, do nome Kraken.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Petrus, eu não me recordo das fontes exatas que consultei para essa postagem. A publicação sobre o Kraken na wikipédia em inglês possui várias fontes, e parece ser confiável. Recomendo que dê uma pesquisada lá: https://en.wikipedia.org/wiki/Kraken

      Excluir
  8. Se conhece muito pouco do oceano então é um equívoco afirmar que criaturas como o Kraken não existem.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal seu texto, sempre achei que a origem fosse grega.

    ResponderExcluir
  10. existe alguma história de luta entre o kraken e o thor?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby