Image Map

28 de março de 2022

Eodugsini

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Eodugsini (coreano 어둑시니, "escuro"; também Eoduksini, Eotukshini) é uma criatura ou espírito presente em contos populares coreanos, e que parece se tratar da personificação do medo das pessoas em relação à escuridão. Conta-se que o Eodugsini fica à espreita em meio a escuridão, e caso uma pessoa olhe diretamente para ele, ele começa a aumentar de tamanho. Quando finalmente atingir um tamanho muito maior que a pessoa, o Eodugsini a esmaga. Por outro lado, caso a pessoa evite o contato visual com ele, aos poucos o Eodugsini diminui de tamanho até desaparecer por completo.

O folclore japonês possui um yokai com um comportamento semelhante, chamado Mikoshi nyūdō (japonês 見越入道 ou みこしにゅうどう). Este yokai possui a aparência de um monge, e aparece diante de viajantes solitários em ruas desertas, cruzamentos ou pontes. Assim que uma pessoa olha para ele, o Mikoshi nyūdō aumenta de tamanho, causando um susto que chega a fazer sua vítima cair no chão. No momento que sua vítima cai, ele a ataca e a mata mordendo sua garganta. Ao contrário do Eodugsini, o Mikoshi nyūdō não pode ser ignorado. Se a pessoa tentar fugir dele ou passar despercebida, ele a atacará com suas garras, lançando galhos de bambu ou mesmo esmagando-as. É necessário encará-lo de frente, olhando-o da cabeça até a ponta dos pés,  e não demonstrar nenhum medo enquanto o faz. Dessa forma, o Mikoshi nyūdō acaba desaparecendo e o viajante poderá seguir seu caminho em paz.

Mikoshi nyūdō 

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Mais um post muito bom. Acho que as duas criaturas são perigosas, só que o mikoshi nyudo eu considero um pouco mais dificil de escapar pelo fato fato de tu tentar encarar ele sem medo o que me lembrou também o ladrão de rostos do a lende aang.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hamilton! Concordo contigo. Deve ser muito difícil encarar algo assim e não sentir nenhum pingo de medo.

      Excluir
  2. Interessante isso me lembra muito os endermans no jogo Minecraft são escuros e olhos vermelhos, não te atacam se não olhar para eles

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby