Image Map

1 de março de 2013

Granfaloon

۞ ADM Sleipnir



O Granfaloon é uma criatura fictícia, originária da franquia de jogos Castlevania. Ela possui uma horrenda aparência, sendo um tipo de esfera flutuante que tem sua superfície formada por vários cadáveres amontoados. A verdadeira criatura está dentro dessa superfície, e seria uma espécie de parasita inteligente cheio de tentáculos. Os cadáveres grudados a ele são tantos que muitos chegam a caírem no chão.

Inspiração

Nas versões orientais dos jogos, a criatura recebe o nome Legião. Seu conceito, tanto do nome quanto da aparência, foram inspirados no relato bíblico sobre o endemoniado gadareno (de acordo com o Evangelho de Mateus) ou geraseno (de acordo com o evangelho de Marcos). Nesse relato, um homem possuído por espíritos malignos saiu dos sepulcros ao encontro de Jesus. Ninguém foi capaz de prendê-lo, nem mesmo com uma corrente, pois não havia ninguém forte o suficiente para dominá-lo. Ele passava noite e dia rondando pelo cemitério e nas colinas, gritando e se cortando com pedras. 


Quando Jesus o viu, à distância, ele correu e caiu de joelhos à sua frente. E ele gritou a plenos pulmões: "Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Por Deus te conjuro que não me atormentes.", ao que Jesus respondeu-lhe: "Qual é o teu nome?". "Legião é o meu nome, porque somos muitos.". Os espíritos malignos então imploraram para que não fossem expulsos da região. Uma grande horda de porcos estava se alimentando nas redondezas e os demônios imploraram a Jesus: "Envia-nos para os porcos, a fim de que entremos neles.", ao que Jesus consentiu, e os espíritos malignos saíram do pobre homem e entraram nos porcos. A manada, com aproximadamente 2.000 porcos, correu ladeira abaixo até o lago e lá se afogou.

Origem do nome Granfaloon

O nome Granfaloon foi dado a criatura nas versões ocidentais dos jogos, e esse nome  teve inspiração no Bokonismo, uma religião fictícia presente em um romance de 1963 chamado "Cama de Gato" (Cat's Crandle no  original), da autoria de Kurt Vonnegut Jr. Nesse romance,"Granfaloon" é uma referencia satírica a um grupo de pessoas de mente elevada que compartilham os mesmos ideais. Vonnegut descreve o grupo como "uma associação orgulhosa e sem sentido dos seres humanos". O grupo é comparado ao Partido Comunista, as Filhas da Revolução Americana, e a empresa multinacional General Eletric

Arte de DanteCyberMan
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Sua mente é intoxicada de Castlevania. Vai rezar, cara.
    Granfaloon é sinônimo de identidade coletiva, cujo nome foi idealizado por um romancista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mente é intoxicada de ignorância e religiosidade. Vai estudar, cara.

      Excluir
  2. Uma observação o nome Grafaloon é somente na versão ocidental na versão original o nome do chefe é legião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Esse post deve ser reformulado no futuro, tem algumas coisas que não procedem.

      Excluir
    2. Pronto, atualizei o post. Na época que foi feito, não apurei a lenda a fundo e acabei incluíndo informações incorretas, inclusive sobre a criatura ter uma origem no folclore norueguês.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby