Image Map

2 de outubro de 2014

Impundulu

۞ ADM Sleipnir


Impundulu ( "pássaro relâmpago") é uma espécie de criatura vampírica presente nas lendas e crenças tradicionais da África do Sul, principalmente das tribos Pondo, Zulu e Xhosa. É uma criatura vampírica com apenas cerca de três centímetros de altura em sua verdadeira forma, e que usualmente permanece na forma de um pássaro tão grande quanto um ser humano e de cor preta e branca. Alguns afirmam que as penas de sua forma de pássaro são iridescentes como as de um pavão. 

De acordo com o significado de seu nome, o impundulu é capaz de convocar relâmpagos quando em forma de pássaro. Ele pode ainda tomar a forma de um belo rapaz para seduzir mulheres. Entre outras coisas, impundulus podem espalhar doenças, causar infertilidade em bovinos e seres humanos, e também causar a morte instantânea de pessoas que estiverem próximas a eles, através de uma dor súbita no peito. 

Em sua forma original, um impundulu voa somente com o auxílio de uma pequena máquina voadora, alimentada por sangue humano. Ele sai durante à noite para atacar os bovinos e humanos, beber seu sangue e consumir sua carne. Graças ao seu insaciável apetite, um impundulu sozinho é capaz de matar uma manada inteira de gado em uma única noite. 

O impundulu também é associado com bruxaria, muitas vezes como um servo ou familiar de uma bruxa. Na condição de familiar, ele só irá aparecer ao seu mestre em sua forma de pássaro. Ele deve ser alimentado todas as noites ou pelo menos deve ter permissão para caçar, ou então irá se voltar contra a bruxa e matá-la. Obrigados a proteger a bruxa, bem como a sua linhagem familiar, o impundulu só pode ser passado para outro mestre no momento da morte da bruxa. Se não for feito assim, então o impundulu é liberado de suas obrigações e passa a ser referido como Ishologu, agindo desse momento em diante por conta própria. 

Conta-se que um impundulu pode ser capturado somente no instante em que seus relâmpagos atingem o solo. Impundulus são virtualmente indestrutíveis, sendo o fogo a única coisa capaz de destruí-lo. Conta-se também que sua carne e gordura podem ser usados para criar poderosos medicamentos e poções.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Um membro da tribo Zulu, que habitam os montes secos do lado Norte da Africa. Certa feita contou que, um feiticeiro da Etnia "Gargeçabu" etnia essa que foi extinta por serem devoradas por leões ferozes, eles eram passivos e não guerreiros. Viu tal feiticeiro se transformar na grande Ave Impundulu. Pouco tempo depois ele voltou sobre as montanhas, e transformando-se novamente em homem, devorava uma serpente venenosa do território africano.
    Ederson Maia Inconcert Literatura. - LENDA OU MITO? -

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby