Image Map

25 de setembro de 2022

Erdhenne

 ۞ ADM Sleipnir

Erdhenne (alemão, "galinha da terra", alternativamente chamado Coluber domesticus, Erdhühnlein, Erdglucke, Erdglutsch, ou Herdhendl) é um espírito doméstico originário do folclore das regiões alpinas alemãs do Alto Palatinado e da Baviera. Acredita-se que ele seja um espírito protetor, que alerta as pessoas que vivem na casa de um infortúnio iminente.

Na maioria das vezes, o Erdhenne permanece invisível, apenas se comunicando com os habitantes de sua casa cacarejando alto, como se estivesse chamando os filhotes. Dessa forma, o Erdhenne alerta os habitantes dos perigos que os ameaçam ou à casa.  Seu cacarejar pode ser ouvido vindo do solo (daí seu nome), do chão de uma casa ou de um canto escuro da mesma. Algumas lendas afirmam que ele responde a perguntas sobre o perigo quando perguntado diretamente.

Quando não está oculto nas sombras da casa ou sob o solo, o Erdhenne aparece como uma galinha velha, cinzenta, desgrenhada e de pescoço curto. Ao tornar-se visível, o Erdhenne prediz a morte de uma pessoa (geralmente a quem se mostra) dentro de um ano. No entanto, de acordo com outra lenda, se ele cacarejar e bater suas asas nove vezes, o chefe da casa adoecerá mortalmente.

O linguista Johann Andreas Schmeller  (1785 -1852) ridicularizou os mitos envolvendo o Erdhenne em seu trabalho Bayerisches Wörterbuch (Dicionário da Baviera), alegando que os relatos sobre ele foram criados pela interpretação errônea do luar brilhando através das janelas feitas com vidro crown. De acordo com seus escritos, ao passar pelo vidro, a luz criava um halo brilhante com algo escuro no centro, que passou a ser atribuído a presença do espírito.

Arte de Kelly Doren


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby