Image Map

24 de setembro de 2012

Cronos (Titã)

۞ ADM Sleipnir


Cronos (em grego: Κρόνος, por vezes confundido com Chronos, Χρόνος), era a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. Outra suposição é que poderia estar relacionada com "cornos", sugerindo uma possível ligação com o antigo demónio indiano Kroni ou com a divindade levantina ElFilho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, é o mais jovem dos titãs. Após a destituição e "aposentadoria" compulsória de Urano (a pedido de sua mãe Cronos acabou castrando o pai com um golpe de foice), ele passou a residir no céu e se tornou o novo "rei dos deuses".

A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro". Uniu-se a uma de suas irmãs, a titânide Réia (gr. Ῥέα), e gerou os primeiros deuses olímpicos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus. Consta que ele se uniu também à oceânide Fílira e gerou o bondoso centauro Quíron, grande amigo dos mortais, ao contrário dos demais centauros.

Réia era também chamada de mãe dos deuses, talvez porque três de seus filhos (Zeus, Poseidon e Hades) mais tarde controlariam o mundo. Divindade muito antiga, ligada à deusa-mãe, senhora dos animais, e à fertilidade, tem origem provavelmente minóica; seu epíteto é mencionado nas tabuinhas em linear B. Com o intensivo contato dos gregos com as culturas da Ásia Menor, a partir do século -VII, acabou sendo equiparada à deusa frígia Cibele.

O novo déspota


Com o tempo, Cronos se transformou em um déspota tão maligno quanto o pai. Temeroso do poder dos Ciclopes e dos Hecatônquiros, encerrou-os de novo no Tártaro; depois que Urano e Gaia profetizaram que seria destronado por um dos filhos, passou a devorar os filhos imediatamente depois do nascimento. Mas Zeus, o mais novo, conseguiu escapar desse triste destino. Réia enganou o marido com uma pedra envolvida em panos e escondeu o filho em uma gruta do monte Ida (ou do monte Dicte), na Ilha de Creta.

Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse feito o apoio de Métis - a Prudência - filha do titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado. Então Zeus tornou-se senhor do céu e divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologia Grega ao banir os tios Titãs para o Tártaro e afastou o pai do trono, e segundo as palavras de Homero prendeu-o com correntes no mundo subterrâneo, onde foi encontrado, após dez anos de luta encarniçada, pelos seus irmãos, os Titãs, que tinham pensado poder reconquistar o poder de Zeus e dos deuses do Olimpo.

Iconografia e culto

Cronos não era, habitualmente, representado; foi cultuado em épocas muito remotas no sopé do Monte Cronion (Élida), perto do Altis de Olímpia. Réia, raramente representada, era cultuada desde o século -V, em vários lugares, sob a forma de Cibele. Com frequência, ao se referir a ela, dizia-se simplesmente a Mãe. Cibele era geralmente mostrada em um trono, portando uma coroa alta e címbalos, ou então dirigindo um carro puxado por leões.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

17 comentários:

  1. Quais são os poderes de cronos?
    E se ele tivesse um filho com uma mortal, quais seriam os poderes do semideus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro a mortal ia morrer ia c estrupada

      Excluir
  2. Deus é mais!!!!
    O SANGUE DE JESUS TEM PODEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER
    TEM PODEEEEEEEEEEEEEER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangue de Jesus não vai te salvar de nada, uma vez que cada um se salva por sí mesmo. Largue de ser alienado e busque ao autoconhecimento.
      Deus jamais perderia o tempo dele com alguém lamurioso e medroso como você, caia na real e saia desta ilusão.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkk o kra vem com a crença dele aprender sobre cronos... ai mds, tu é autista kra? Kkkk

      Excluir
  3. Exatamente, pessoas que agem 100% no senso comum me incomodam.

    ResponderExcluir
  4. MDS gente isso prece ringue quando é apenas para ensinar sobre um deus.

    ResponderExcluir
  5. Porque ele é o titã do tempo ?Poseidon é o Deus dos mares e controla água, Cronos faz o que ? Espera o tempo passar

    ResponderExcluir
  6. òtima explanação a respeito dos mitos! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você! Essa postagem será revisada em breve, e ficará muito melhor.

      Excluir
  7. O fanatismo religioso e uma merda!
    O blog e sobre informações de crenças.
    O Jesus não passa de uma crença mais nova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Parabéns pela sua racionalidade e bom senso.

      Excluir
  8. Não entendi muito bem, Chronos com H e o Cronos sem H são seres diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cronos (sem H) refere-se ao titã, filho de Urano e pai dos deuses olímpicos. Já Chronos (com H) é o deus primordial do tempo, mais atrelado à cosmogonia órfica. Os dois por vezes são confundidos ou mesmo ditos serem o mesmo ser.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby